Os drones do projecto Code2Fly são as novas coqueluches do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro. Há uma constante entre professores, assistentes operacionais e alunos: aquele sorriso.
O verdadeiro desafio será integrar nas actividades em sala de aula. Mas para já, o professor das TIC em 3D entretém-se a distrair os alunos. Estão eles a querer aprender a modelar em 3D ou a programar em Scratch, e há máquinas voadoras a zumbir na sala de aula.
Talvez a impressão da semana, saída da nossa beethefirst. Feita a pedido de um aluno que por estar no nono ano já não participa nas actividades de TIC, mas é visita habitual no espaço onde trabalho. Experimentou o Tinkerplay no seu telemóvel, e finalmente tive tempo para imprimir e montar o resultado.
O objectivo principal do Code2Fly é intervir nas sessões de introdução à programação no 1º. CEB, que desenvolvemos todas as semanas em quatro escolas do Agrupamento. Ainda estou a aprender a lidar com os drones, mas quis trazê-los já para a sala. Nota: o drone não está a ser pilotado pelos professores.
Dos drones à geometria. Programar voos vai envolver perceber bem como se controlam trajectórias. Para já começamos com quadrados, porque os alunos ainda não aprenderam os ângulos internos e externos de outras formas geométricas. Mas vão aprender...
Mais uma impressão longa na beethefirst. O objecto é um velho conhecido, a mascote em 3D da iniciativa Programação no 1º. CEB que desenhada e impressa para o dia dos clubes de programação e robótica. Desta vez decidi imprimir no seu tamanho real, para... ah, ainda não posso dizer.
Para terminar a semana, mais um avanço no projecto de modelação em 3D de modelos moleculares para o Ciência na Escola. Um dos alunos responsáveis pela modelação dos elementos modulares está a concluir a modelação no Tinkercad dos átomos. Com um paquímetro, para saber qual a dimensão do objecto, e transferidor para saber em que ângulo tem de fazer os cortes com operações booleanas. Sabiam que as ligações moleculares se fazem em diferentes ângulos, de acordo com os átomos e a substância? Provavelmente sim. Eu não, e estou a aprender...
Sem comentários:
Enviar um comentário