Campbell, M. (2012). Absolutely Fabricated: The Sceptic's Guide to 3D Printing. in New Scientist, vol. 216, n.º 2895, pp 46-49. Obtido a 11 de novembro de 2015, do url http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0262407912632060.
Artigo de opinião informada sobre a tecnologia e impactos da impressão 3D.
- discute problemáticas de acessibilidade, hardware, modelação;
- reflecte na promessa que não se traduz em resultados imediatos, e que a curto prazo poderá fazer diminuir o interesse nesta tecnologia;
- aborda a questão dos direitos de autor na era em que com scanners de mão ou fotos se podem facilmente reproduzir objectos.
Citações:
"It seems near-inevitable that the idea of personal 3D printing will fall from grace over the next few years. The history of technology suggests that to gain a true place in our lives, it will first have to face off against practical, economic, legal and societal forces."
"She’ll grow up in a world where she has as much control over the design of her toys as she does over the music she listens to or the videos she watches online – all of these activities were once available only to a minority. It will be her generation that truly discovers the capabilities of 3D printing. By then, the technology’s biggest impact – the change it effects in our mindset and worldview – will have already hit."
McMenamin, P., et al. (2014). The Production of Anatomical Teaching Resources Using Three-Dimensional (3D) Printing Technology. Obtido a 26 de março de 2016, do url http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ase.1475/abstract.
Artigo que descreve o uso de impressão 3D como auxiliar no estudo da anatomia médica, permitindo aos estudantes lidar com conceitos de forma tangível, sem recorrer a cadáveres. Os investigadores extraem informação espacial a partir de imagens de TAC para produzir modelos 3D de alta precisão, impressos em impressoras 3D de nível profissional. Relevante pela descrição técnica que fazem, e pelo exemplo concreto de uso desta tecnologia para tangibilizar conceitos, e ultrapassar constrangimentos trazidos por metologias mais clássicas.
Blikstein, P., Krannich, D. (2013). The Makers’ Movement and FabLabs in Education: Experiences, Technologies, and Research. In Proceedings of the 12th International Conference on Interaction Design and Children, pp 613-616. Obtido a 28 de março de 2015, do url http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2485884.
Introdução a um workshop de reflexão sobre o potencial pedagógico dos makerspaces. Relevante pela ligação que estabelece entre o conhecimento das tecnologias digitais, o aproveitar de saberes de diferentes áreas, e a aplicabilidade prática em projectos concretos, hands on, de construção física.
- traça uma evolução dos conceitos de aprendizagem em TIC, de aprender ferramentas à literacia computacional, sublinhando a necessidade crescente de aprendizagem de programação;
- não esquece aspectos expressivos, olhando para a importância do design;
- reflecte como a acessibilidade de ferramentas tecnológicas permite que seja utilizadas por crianças em projectos concretos, que os levem a ser fazedores e não meros consumidores.
Citações:
"Digital fabrication and ‘making’ is a new and major chapter in this process of bringing powerful ideas and expressive media to schoolchildren [2]. The analogy with programming is clear: the technology became better and more accessible, and the skills more valued and important. What Logo did for programming—bringing complex mathematics to the reach of schoolchildren—fabrication
laboratories (FabLabs) can do for design and engineering."
"Digital fabrication and “making,” and the positive social movement around them, could be an unprecedented opportunity for educators to advance a progressive educational agenda in which projectbased, interest-driven, student-centered learning are at the center stage of students’ educational experiences."
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