quarta-feira, 9 de março de 2016

Workshop de Sketchup Make - Sobral de Monte Agraço


Em rescaldo depois de um workshop de introdução à modelação 3D com Sketchup Make na escola secundária do Sobral de Monte Agraço. Foram duas horas intensivas, a abordar as ferramentas elementares da aplicação, modelação 3D, grupos/componentes, texto e follow me. Nunca cessa de me deliciar, os suspiros de espanto de quem participa nestes eventos, quando vêem a primeira extrusão por revolução com follow me. Há sempre queixos caídos. Algo que é tão igual com adultos como com crianças.

Este workshop decorreu a pedido de uma das docentes, durante a acção de formação que dinamizámos sobre edição de vídeo com o Centro de Formação de Escolas Rómulo de Carvalho. É-me impossível dizer que não quando me desafiam a partilhar conhecimento. E é sempre bom ser recompensado com um simpático lanchinho e uma saborosa torta. Haverá outras formas de fazer voluntariado, mas esta é divertida.

Quantos mais professores descobrirem o que podem fazer com ferramentas 3D, aprendendo também o como fazer, mais longe irá este campo. Por aqui, tem-se a pequena ambição de contribuir para a disseminação e adopção destas tecnologias nas salas de aula generalista, fora do âmbito profissionalizante, mostrando que a modelação e impressão 3D são ferramentas quer de aprendizagem quer de expressão plástica, e não domínio exclusivo de especialistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário