quinta-feira, 31 de março de 2016

Artigos

Segerman, H. (2012). 3D Printing for Mathematical Visualisation. Obtido a 15 de novembro de 2015, do url http://www.ms.unimelb.edu.au/~segerman/papers/3d_printed_visualisation.pdf.

Exemplos de utilização de diferentes tecnologias de impressão 3D para visualização de conceitos matemáticos, com foco na dimensão artística possibilitada. Contém um tutorial sobre como utilizar o Mathematica para gerar STL, com posterior tratamento em Rhino e Meshlab. Sublinha o papel da impressão 3D em tangibilizar o abstracto, permitindo outras formas de visualização.

Carrington, P., et al. (2015). “Like This, But Better”: Supporting Novices’ Design and Fabrication of 3D Models Using Existing Objects. Obtido a 19 de outubro de 2015, do url https://www.ideals.illinois.edu/handle/2142/73670.

Indicando a aprendizagem e o processo de modelação 3d como complexo, não ao alcance da maioria de utilizadores, e não interessante para uma larga fatia de potenciais utilizadores de impressão 3D, fazem um apanhado de várias tecnologias de modelação simples e propõem um protótipo, baseado numa mesa digital, que permite aos utilizadores recriar facilmente objectos comuns em 3D com um interface tangível, em que se coloca o objecto, traça o contorno, e se gera a mesh.
- técnicas possíveis: digitalização 3D, 3d sketching, conjugação de modelos pré-existentes, desenho com interfaces tangíveis.

"when user-friendly 3D modeling tools are available, these tools do not necessarily support the needs of non-expert users. Most existing 3D modeling tools, even those that target novices, expect users to design new 3D models from scratch. However, everyday users may be less interested in creating new creative works, and may instead be interested in more mundane tasks such as replacing lost items or repairing broken items."
Brown, A. (2015). 3D Printing: A Curricular Hierarchy of Activities.

Relatório exploratório sobre introdução de impressão 3d em contexto escolar.
- preferência por 123D apps e Sketchup após Blender e outras;
- esquema de aprendizagem: básico- print trial (descarregar modelos e imprimir); intermédio - design (criar modelos 3D); avançado - actividades de engenharia (criar modelos técnicos). avançado e exploratório - construir impressoras.

"What seems to be missing at the moment is a curriculum that organizes the 3D printing activities in a manner that helps teachers and instructors design and facilitate structured learning events. In addition to more elemental curricular concerns such as vocabulary and concept attainment in which critically important 3D printing vocabulary includes: additive manufacturing, CAD (Computer Aided Design), fabrication, makerspace, mesh, Standard Tessellation Language, stereolithography, volumetric imaging, and volumetric printing, and critically important concepts include digitally generating an object mesh and “slicing” a design in preparation for printing"

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