Art and technology make each other better—so why do we make ourselves choose?: Um ensaio muito curioso, que lança alguma luz sobre as motivações daqueles que não vêem os mundos da arte e da tecnologia como completamente separados, e têm um pézinho nos dois, lutando contra as divisões artificiais e mostrando como se influenciam mutuamente:
"Why should we care about the intersection of art and technology? The dichotomy between the two subjects discourages people who might otherwise be interested in one or the other, or forces people who are interested in both to choose between them. Even if you pick art or technology, understanding both helps you communicate to the people you work with in the other area. Also, incorporating art and science into the way we teach both subjects makes for rich learning environments. Imagine an art classes where the science of pigments and color perception is covered. Or the class that my best friend teaches: a chemistry class that discusses the chemistry referenced in Sherlock Holmes. Or a poetry classes where you write programs that generate poems."É uma das preocupações que motiva estas TIC em 3D, onde se tenta que as ferramentas e a disciplina de TIC sejam um espaço que misture o conhecimento técnico com a criatividade na produção artística. Curiosamente, quando o humanóide por detrás deste projecto era professor de Educação Visual e Tecnológica, havia sempre uma aula dedicada à física e química da cor. Ainda hoje tenho alunos que se lembram das histórias da vacas indianas (cuja urina, diz-se, misturada com terra, servia para fazer o pigmento amarelo indiano) ou das pedras azuis afegãs.
A Smartphone Can Copy a 3D Model By Just Recording the Sounds of a 3D Printer: É uma ideia elegante na sua simplicidade. Reproduzir os sons produzidos pelo carreto de extrusão como forma de reconstruir as peças 3D impressas faz sentido. Recordem-se que a impressão é, em essência, um acumular vertical de percursos horizontais descritos por um extrusor que traça as fatias em que o modelo foi seccionado por software especializado. Mais uma daquelas notícias inquietantes no cruzamento entre a promessa quase utópica da impressão 3D e as questões de direitos de autor e propriedade intelectual. Se bem que, dado o tempo médio de impressão de um objecto em 3D, suspeito que qualquer pirata que recorra a esta técnica bizantina para cometer roubo de propriedade intelectual tenha que ser muito, mas mesmo muito, paciente.
Six most common mistakes begineers make in Sketchup: Belíssimo post na Sketchup Magazine sobre erros comuns cometidos por quem começa a mexer em Sketchup. Confesso que só aprendi muito recentemente a utilidade dos componentes... uma versão de melhor resolução aqui: Basic Mistakes.
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