quinta-feira, 10 de março de 2016

Fab@rts: um mini-fablab no Centro de Recursos

O projecto Fab@rts foi aprovado para desenvolvimento como Ideia de Mérito, após concurso, pela Rede de Bibliotecas Escolares.

O projeto “Fab@rts” centra-se nas valências que a impressão 3D propicia em contexto pedagógico: tangibilidade de conceitos complexos ou abstratos e desenvolvimento de competências, conhecimentos e metodologias de trabalho com aplicabilidade direta nas áreas CTEM no domínio da modelação 3D e perceção espacial. Pretende-se criar um "Maker Space" focalizado na impressão 3D, no âmbito do trabalho disciplinar a desenvolver em articulação com a Biblioteca Escolar, com o apoio da coordenação do Plano Tecnológico de Educação. No decorrer do projeto simplificar-se-á o processo de modelação 3D, possibilitando aos alunos a capacidade de construir objetos, recorrendo a tecnologias de ponta acessíveis, com aplicações concebidas para tablets.

Iremos misturar conhecimentos interdisciplinares, modelação 3D,  formação para docentes e muitas actividades que procurarão perceber como integrar a impressão 3D na sala de aula, utilizando a biblioteca escolar como espaço de desenvolvimento de ideias e impressão de objectos. Mais um desafio para as TIC em 3D!

Sem comentários:

Enviar um comentário