quinta-feira, 15 de março de 2012

Atelier Avatar Studio - Humanos Digitais


Inserido nas actividades de comemoração do dia do Departamento de Expressões do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro, foi dinamizado um atelier de demonstração e exploração do programa de criação de avatares 3D em VRML Avatar Studio. Alunos do 5º ao 8º ano tiveram uma oportunidade de saber como se criam modelos humanóides em VRML e fazer uma curta experiência de criação nos computadores disponíveis.

 Debaixo do capot:  e que tal ver como é o código VRML de um avatar? Não se assustem. Com o Avatar Studio o trabalho é muito simples.

A descobrir as opções do programa.

 Robots e avatares. Em paralelo eram mostrados vídeos sobre robótica humanóide, modelação 3D e mundos virtuais. Momentos uncanny valley: crianças a olhar para vídeos de um actroid japonês e a observar "mas isto não é uma mulher, é um robot!"


A curta duração das sessões impediu explorações mais profundas. Em compensação, um elevado número de alunos tomaram contacto com estas tecnologias e descobriram outro meio de exprimir as suas ideias.

Neste ano, o dia do departamento de Expressões contou com ateliers de música, educação física, educação especial, pintura e um interessantíssimo atelier de experiências sensoriais. E este de TIC criativa.

(Momento aluno perspicaz do dia:
"Stor, este programa é bué da simples. Havia melhor."
"Pois havia, mas são mais complicados..."
"Mas era giro de ver. Mas se o stor os mostrasse quase ninguém ia perceber do que estava a falar. Assim foi melhor.")

2 comentários:

  1. O professor Artur Coelho é um excelente professor que marcará sem dúvida algumas gerações de alunos! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Estas coisas não vão lá individualmente. Isto já é um trabalho de anos, possível graças à abertura da escola onde estou inserido, à paciência de vários pares pedagógicos, à vontade de aprender dos alunos e ao trabalho do Dr. Vítor Cardoso que tem feito avançar para níveis imprevistos o potencial de avatares em vrml (e em breve, maior nível de realismo com movimentos faciais).

    ResponderEliminar