terça-feira, 14 de maio de 2013

Edição de Imagem com Gimp



Nem só de 3D vive este projecto. Temos consciência que nem todos os alunos terão apetência para actividades deste género, por isso dentro dos estreitos limites temporais tentamos abranger várias vertentes do trabalho criativo em multimédia digital. Aqui se mostram algumas experiências de trabalho com camadas e efeitos em edição de imagem com o Gimp. Não estão perfeitas - temos apenas uma aula para explorar cada aplicação, mas mostram como os alunos depressa começam a criar trabalhos de alguma complexidade. Observem com atenção o leão da imagem acima. Ainda bem que as alunas responsáveis pelo trabalho deixaram dois erros na layers, senão não se notaria que é uma imagem compósita.

 Outro campo que está a entusiasmar os alunos é a edição de vídeo não linear com o Vegas. Não são nenhuns eisensteins (nem eu, refira-se) mas ficam intrigados com as conjugações de animações de pista, animações de foco, sequencialidade/corte e efeitos especiais. A cada aula tenho novas surpresas.

(Mas isto dá trabalho e é desgastante. No final de um cansativo ano lectivo sinto uma certa vontade de mandar o multimédia às urtigas e passar as aulas com relaxantes exercícios de powerpoint. Ou outra coisa do género. Este tipo de trabalho exige muita presença da nossa parte junto dos alunos.)

Sem comentários:

Enviar um comentário