sábado, 12 de março de 2022

Academia Digital para Pais

O desafio partiu da e-Redes, lançado à DGE, ainda nos tempos de confinamento. O objetivo era o de ajudar os pais com mais dificuldades no uso de tecnologias digitais a apoiar os seus filhos nas atividades à distância. Surgiu assim a Academia Digital para Pais, que desafia alunos de escolas a ensinar os pais a ultrapassar as barreiras da tecnologia, orientados por professores e apoiados por guiões e um currículo específico.

Neste segundo ano da iniciativa, decidimos procurar integrar o Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro na rede de escolas que participam da Academia Digital. Em parte, para trazer as valências deste projeto para a nossa escola, mas também como forma de encontrar momentos de encontro e intercâmbio entre a escola e a nossa comunidade. 

As sessões da Academia foram asseguradas em colaboração por alunos do Clube de Robótica, orientadas pelo nosso aluno António Fernandes, acompanhado por um professor de TIC. O currículo desta iniciativa passa por introdução a plataformas de ensino digital, meios de comunicação online e ferramentas de produtividade. Mas, no decorrer informal das sessões, depressa percebemos que o que trouxe os participantes da nossa comunidade foi uma curiosidade mais abrangente sobre as formas com que podemos tirar partido das tecnologias digitais. 

Indo além do currículo planeado para esta iniciativa, abordámos e experimentámos ao longo das três sessões da Academia temáticas como a segurança digital, aplicações para dispositivos móveis, colaboração, Pensamento Computacional e outros temas, que iam surgindo em troca informal entre os participantes. Foram sessões enriquecedoras para todos os participantes, quer para nós, para os alunos, e para as Encarregadas de Educação.


 Durante as manhãs de três sábados, entre os dias 26 de fevereiro e 12 de março, o espaço do Centro de Recursos Poeta José Fanha abriu-se à comunidade para esta iniciativa. O saldo final é positivo, com os participantes a sugerir novas edições e temáticas. Esperamos, para o próximo ano, corresponder a esta vontade. Para lá da integração e promoção da literacia digital, esta atividade ajuda a reforçar a ligação entre a escola e as famílias, mostrando que o espaço escolar também pode ser um polo cultural. 

Esta é, claramente, uma experiência a repetir. Combina promoção de inclusão digital e estreitamento de laços com a comunidade, desafiando também os alunos a partilhar o seu conhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário