segunda-feira, 25 de abril de 2022

Tutorial Pocket Code: Criar um Jogo I

Ao longo desta sequência, iremos mostrar como criar um pequeno jogo utilizando a aplicação Pocket Code. Iniciamos com a forma de controlar um ator utilizando o toque do dedo no ecrã do telemóvel ou tablet.

I - Adicionar um Cenário e Controlar Personagens.

Neste vídeo, descobres como programar a forma de controle de um personagem tocando no ecrã do dispositivo móvel, recorrendo ao sensor de toque.

Podes ver aqui um exemplo de código para controlar um ator com toques no ecrã:


Depois de definir um ator, terás de colocar num ciclo infinito (forever) um bloco Planar. As coordenadas do ponto para onde o ator desliza são definidas pelas funções stage touch x stage touch y.

Para introduzir essas funções, tocas num valor das coordenadas, e invocas a opção Edit Formula, que te permite aceder aos sensores do dispositivo.

As funções Stage Touch estão disponíveis no separador Dispositivos, categoria Deteção de Toque.

Há outras formas de controlar um ator, usando outros sensores do telemóvel, ou utilizando outros métodos.

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