sábado, 15 de julho de 2023

O Que Faria DaVinci - XXII Encontro das TIC na Educação


Entre os dias 12 e 14 de julho foi o tempo de regressar a Leiria, e participar num dos mais longevos e consistentes encontros sobre tecnologia e educação, organizado pelo Centro de Competências Entre Mar e Serra, liderado pelo veterano (que os deuses o protejam!) António Rodrigues. 

Nunca esquecerei o nosso primeiro encontro, quando eu era um bem mais jovem e muito mais tímido professor que acompanhou o então coordenador TIC do AE Venda do Pinheiro à Batalha, na altura a sede deste centro de competências. Ia-se falar de Moodles e Quadros Interativos, num ano em que o século XXI ainda só se contava com um dígito. Recordo que durante a conversa, muito técnica e política entre dois coordenadores bem conhecedores da coisa, com um eu muito verde e algo atarantado a tentar perceber o que estava lá a fazer. Estaquei quando o ouço citar escritores (Carlos Fuentes, que vergonhosamente ainda não li, para ser rigoroso). Fiquei logo cativado. Percebi que estava perante alguém que ultrapassa os limites expectáveis, de formas não convencionais. Mal sabia que ia ser o início de uma longa relação de respeito e desafios com alguém que conheço à décadas como um dos mais consistentes inovadores nos domínios da tecnologia educativa, mas também voz crítica que não cede a modas e deslumbres.

Aproveitando o seu convite para o encontro deste ano, apresentei algumas notas sobre o uso da tecnologia de forma mais criativa, explorando-a como meio de expressão por direito próprio, tentando ir mais além do uso das artes como elemento decorativo nas STEM. 

As comunicações e painéis podem ser revistas na íntegra no canal do CCEMS. Recomento particularmente esta sessão, com o próprio António Rodrigues, Nelson Zagalo e Vítor Teodoro a desmistificar o deslumbre primário com a IA Generativa, e a apontar-nos caminhos para compreender o seu potencial: XXII Encontro das TIC na Educação - Plenárias 2 - Dia 14/07/2023.

Sem comentários:

Enviar um comentário