domingo, 10 de dezembro de 2023

Pikaso Video para Imagem

Pensava que isto não tinha ficado capturado. Ao limpar o meu chromebook de trabalho, dei com isto, que fiz ao vivo em sala de aula para choque/surpresa dos alunos. Choque com as poses tristes do professor, surpresa por verem que a IA reagia em tempo quase real ao meu gesticular. Bem, em tempo quase real, porque o lag era apreciável, cortesia da rede Internet do ministério, que como todos sabemos funciona de forma esplendorosa quando toda a sala de aula usa o wifi nos computadores dos alunos, com a qualidade que foi garantida pelo investimento na transição digital na educação. 

O genderbending do vídeo é um dos sintomas visíveis das questões de enviesamento que contaminam os algoritmos de IA generativa. A palavra "teacher" invoca visões de professoras. Suspeito se tivesse usado "professor", teria resultados mais de acordo com o meu género. 

O problema destas brincadeiras é que estoiram o crédito diário do Pikaso em poucos minutos. Ainda bem, senão a distração dos alunos era mais longa e não se concentravam no trabalho (que era experimentar IA generativa, mas num gerador mais tradicional).

Chromebook, perguntam-se? Sei que não, mas respondo na mesma. Foi o computador que comprei para poder dar aulas na utopia escola digital, já que o Lenovo que tinha no âmbito do programa avariou e, estando fora da garantia, ou pagava eu a reparação (era só o que faltava), ou pagava a escola (que não é dotada em orçamento para estas coisas, nem nunca será, virtudes do excelso planeamento dos conceptores do escola digital). Até vejo algumas vantagens nesta espécie de macbook dos pobres: pesa bem menos que um pc, apesar de só ter 8gb de ram tem um desempenho mais fiável e rápido do que o Lenovo com as mesmas características, e tem alguns problemas de identidade, não sabe bem como é que se identifica em termos de sistema  operativo,  o que permite trabalhar tanto na web como com apps nativas, apps android e linux, tudo em paralelo. A bateria dura-me três dias em uso normal (não, não estou a mentir), numa máquina com preço de telemóvel de gama média-baixa. E não usa Windows, o que é sempre interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário