quinta-feira, 12 de abril de 2012

O que está no fundo do mar? II

Síntese:
Projeto interdisciplinar entre Ciências da Natureza, Estudo Acompanhado e Educação Visual e Tecnológica. Instalação de realidade mista com cenários em animação 3D e objetos físicos modelados em materiais reciclados. Constitui-se numa exposição sobre o tema com peixes modelados e cenários em 3D digital. Uma visualização em HD pode ser consultada no url http://www.youtube.com/watch?v=FOEIoTw_ge4

Competências:
Ciências da Natureza
- Reconhecer locais onde existe vida.
- Compreender as relações entre as características dos organismos e os ambientes onde eles vivem.
- Conhecer a diversidade de ambientes e de seres vivos existentes na bioesfera.
Educação Visual e Tecnológica
- Explorar forma, luz e cor
- Aproveitar e reciclar materiais
- Utilizar ferramentas TIC de forma criativa

Materiais:
Ciências da Natureza
Fichas de trabalho e apresentações powerpoint.
EVT
Computadores, software de modelação e animação 3D, edição audio e vídeo, materiais recicláveis, cola branca, tintas.

Metodologia:
Ciências da Natureza
- Exploração de conceitos ligados ao tema.
- Actividade experimental: simular viagem ao fundo do mar.
Estudo Acompanhado
- Pesquisa bibliográfica e preenchimento de guiões.
Educação Visual e Tecnológica
- Representação gráfica dos objectos a modelar.
- Construção e pintura de objectos biomórficos (peixes) em pasta de papel
- Exploração de aplicações de modelação 3D (Bryce, DogaL3)
- Criação e animação de objectos virtuais
- Cenarização, guionização, rendering, edição vídeo.

Produto final:
Instalação de realidade mista com cenários em animação 3D e objetos físicos modelados em materiais reciclados:
- documentos produzidos pelos alunos (bilhete de identificação do peixe)
- peixes em pasta de papel
- vídeo em animação 3D "O que está no fundo do mar" (http://www.youtube.com/watch?v=UqjVY7V4Cyw)

Bibliografia:
"Mergulhar Bem Fundo", MÉTODOS DE APRENDIZAGEM EXPERIMENTAL EM CIÊNCIAS.
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Disponível no URL http://www.cienciasexperimentais.org/mergulhar.asp
Coelho, A. (2010). Aplicações de 3D Genérico e VRML/X3D em Educação Visual e Tecnológica. Disponível no URL http://pt.scribd.com/doc/82682709/Dissertacao-EVT-Virtual-Aplicacoes-de-3D-Generico-e-VRML-X3D-em-Educacao-Visual-e-Tecnologica

Infodump, eu sei. Fica como registo da inscrição no concurso Kit do Mar e partilha do que está por detrás da face visível destes trabalhos. Mentiria se dissesse que isto implica longas reuniões a discutir ideias. Tenho a sorte de trabalhar com colegas flexíveis. Bastam algumas conversas ao pé da máquina de café e a coisa orienta-se. Se calhar não devia ter escrito isto e deixar passar uma imagem que este tipo de actividades requer uma longa e bem pensada preparação... mas na verdade o que é necessário são ideias criativas e vontade de trabalhar de forma diferente. Agora resta esperar por dia 18, para saber se fomos aceites nesta iniciativa.

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