sexta-feira, 20 de abril de 2012

3D Alpha no JCDE2012

Vamos estar presentes na edição deste ano das Jornadas de Conteúdos Digitais para a Educação com o workshop ABC 3D: INTRODUÇÃO AO 3D GENÉRICO/VRML/X3D E MUNDOS VIRTUAIS EM CONTEXTO EDUCACIONAL.

Em duas horas, pretendemos dar a conhecer algumas ferramentas simples de modelação e animação 3D, mostrar utilizações pedagógicas interdisciplinares de mundos virtuais em diferentes áreas curriculares, falar um pouco do potencial pedagógico destas tecnologias e criar um humano virtual (avatar) em VRML. Inscrições aqui: JCDE 2012.

Resumo:

Assinala-se um interesse crescente nas aplicações educacionais de mundos virtuais como salas de aula virtual ou simulações em que os participantes exploram e interagem em espaços tridimensionais, centrado em ofertas como Second Life ou Kitely, assentes em tecnologias proprietárias. Propomos neste workshop uma demonstração do VRML/X3D enquanto tecnologia de criação e visualização tridimensional interativa através da exploração de algumas aplicações que permitem criar com facilidade conteúdos em 3D, possibilitando a todos os interessados a criação de espaços virtuais educacionais. Explorar todas as vertentes de criação e utilização de VRML/X3D em contextos educacionais exigiria mais tempo. Propomos por isso uma experiência de criação de um humano virtual com movimento e aspeto personalizáveis pelo utilizador. Esta experiência desenvolve-se em dois momentos: demonstração de espaços virtuais em VRML/X3D e criação pelos participantes de avatares personalizados animados em 3D. Alguns exemplos de mundos virtuais educativos criados com esta tecnologia podem ser visitados no sítio web BabelX3D (http://www.odisseialabmedia.univ-ab.pt/babelx3d/).

Sem comentários:

Enviar um comentário