sábado, 3 de setembro de 2016

Dica F@b #1: Colecções do Sketchfab



Galeria Great Statues do Sketchfab

Gostamos de desenvolver competências de criação através da aprendizagem de modelação 3D, mas sabemos que nem todos pode ter essa apetência. Também sabemos que, muitas vezes, o que necessitamos para os nossos projectos, dos nossos alunos, ou para a sala de aula já existe em formato digital.

Um exemplo: se quisermos abordar a estatuária clássica, dos tempos greco-romanos até ao século XIX, podemos recorrer a esta galeria do Sketchfab, Great Statues Collection, dedicada a modelos e digitalizações de obras de arte. Para além da visualização em 3D, podemos descarregar os modelos para imprimir numa impressora 3D.



Os modelos poderão não ser apropriados para impressão directa. Recomendamos utilizar o Meshlab para operações de remeshing (diminuir o número de polígonos que define a superfície do modelo, tornando-o mais leve) e conversão de formatos, caso o ficheiro original não esteja no formato STL. Recomendamos também utilizar o Meshmixer ou o Netfabb para verificação da qualidade do modelo e correcção de possíveis erros, para que não hajam más na altura de imprimir em 3D.

Finalmente, se usamos, damos crédito. O Sketchfab encoraja a partilha dos modelos em licenciamento Creative Commons. Se utilizamos modelos criados por terceiros, temos o dever de partilhar a informação sobre quem os criou/modelou/capturou, respeitando direitos de autor e atribuições. Como? É fácil. Ao descarregar um modelo da coleção, o Sketchfab dá-nos um texto que podemos copiar e colar, com a informação do auto. Assim:
Penelope by Geoffrey Marchal is licensed under CC Attribution
https://skfb.ly/QDQD
Corresponde ao modelo que utilizámos nesta dica. Estas galerias são criadas pelos utilizadores do Sketchfab, um site de visualização e partilha de modelos 3D na web. Explorem mais aqui: Sketchfab Collections.

Sem comentários:

Enviar um comentário