quarta-feira, 22 de maio de 2019

EU Codeweek 2019


Este ano, um dos meus novos desafios é desenvolver atividades como Leading Teacher da EU Codeweek 2019. Faço parte de uma grande equipa de professores que, de norte a sul, dinamizam atividades e eventos sobre a importância da robótica e programação na educação.

Para começar, propus dois:

Reaching Out: Coding and Robotics in the Media: este evento é feito através do portal Bit2Geek, com o qual colaboro escrevendo artigos sobre tecnologia, impressão 3D, inteligência artificial e... claro, programação e robótica na educação. Neste âmbito, irei destacar no Bit2Geek projetos, iniciativas, metodologias ou abordagens que estimulem estas aprendizagens. O objetivo é o de sair do mundo fechado da educação, mostrando à comunidade global (o portal é lido em todo o espaço lusófono) o que se faz e pode fazer nestes domínios. Como professores, temos de saber sair do espaço das escolas e dos pares, arriscar mostrar o que fazemos à comunidade global, que muitas vezes não tem a noção do que é possível fazer nestes domínios. Por isso, propusemos este evento.

Oficinas de formação OC1C - AEVP: Falta ali um TIC... um dos desafios de final de ano é ser formador, para docentes do meu agrupamento de escolas, das oficinas de formação promovidas pela ERTE em parceria com os Centros de Formação, sobre as orientações curriculares para as TIC no 1º ciclo. Para mim, faz todo o sentido colocar esta atividade que desenvolvo como formador nos eventos Codeweek. Afinal, o objetivo desta semana é o de despertar consciências, e o espaço de formação de professores é privilegiado para isso.

Não ficarei por estes. Outros eventos, workshops, formações, demonstrações e atividades do clube de robótica se seguirão.

Sem comentários:

Enviar um comentário