sexta-feira, 12 de maio de 2023

Deslocação Erasmus a Olkusz, Polónia.

 


Entre os dias 24 e 28 de abril, o Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro participou no penúltimo encontro do projeto Eramus+ Sustainability: A Future for All. Este encontro teve com anfitriã a escola polaca parceira neste projeto, Szkoła Podstawowa n.º 1 im. M. Kopernika, na cidade de Olkusz.

Representando o Agrupamento estiveram três docentes, a acompanhar quatro alunas de nono ano. Sobre estas, para além da participação nas atividades da semana, coube ainda apresentar Portugal aos parceiros do projeto, bem como, no caso das alunas que frequentam o clube de robótica do Agrupamento, dinamizar um workshop de programação criativa em Python com imagiCharms, para os alunos participantes. Estes incluíram crianças gregas, italianas, turcas, e uma turma de alunos polacos.

A forma como as alunas se envolveram nestas atividades, apresentando e representando o país, ou ensinando os colegas de outros países a programar, encheu os docentes de orgulho pela capacidade e cuidado demonstrado.

Ao longo da semana sucederam-se diversas atividades, que envolveram a visita à escola polaca, workshop de programação, visitas ao património natural polaco como o vale de Ojcow e o deserto de Bledow, descoberta do passado mineiro da vila de Olkusz, apresentações dos alunos da escola polaca anfitriã, jantares com famílias polacas. A semana encerrou com uma visita à cidade de Cracóvia.

Estas atividades representam um descobrir de costumes, culturas, patrimónios e vivências por parte dos nossos alunos, uma vez que um dos grandes objetivos destes projetos é o tomarem contacto com os seus pares de outros países, partilhando com eles experiências e amizades. E, com isso, contribuir para um mais profundo desenvolvimento de sentimento de pertença ao espaço europeu, bem como construir identidade europeia.

Algumas fotos da intensa semana:


Recepção na escola polaca.


Recepção na escola polaca.


Recepção na escola polaca.


Recepção na escola polaca.


Recepção na escola polaca.


Apresentação do nosso país.


Workshop de programação Python.


Visita a parque natural.

Visita ao deserto de Bledow.


Museu da cidade e mineiro de Olkusz.


Museu Africano de Olkusz.


Visita ao castelo de Rabsztyn.


Visita ao castelo de Rabsztyn.

Sem comentários:

Enviar um comentário