quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Arte e Património 3D


Tenho andado a organizar as digitalizações e projetos 3D na minha galeria Sketchfab em coleções temáticas. A galeria Portuguese Art and Heritage colige digitalizações 3D que envolvem o nosso património cultural. Os modelos foram digitalizados em museus, locais históricos, jardins, monumentos e outras localizações onde consigo digitalizar com os meios de que disponho.

A coleção é ecĺética, inclui escultura, pintura, pormenores arquitetónicos e até imagens 360º. 

Um exemplo recente, capturado no núcleo Palácio Pimenta do Museu de Lisboa. 

Tenho regras para este tipo de trabalho, ser cuidadoso na captura e respeitoso das normas e orientações de pessoal de sala ou seguranças é o mais fundamental. O objetivo deste projeto (informal) é o de interagir com o património, e não danificá-lo. Quanto aos vigilantes, raramente me interpelam, hoje é aceitável que os visitantes dos museus fotografem ou filmem para seu uso pessoal, e para quem não sabe o que estou a fazer, parece uma filmagem (apesar de ângulos estranhos). Os cuidados são extensivos a outros visitantes, tento não ser intrusivo. Confesso que contorno um pouco as regras em caso de proibição de recolha de imagem, de vez em quando faço umas capturas discretas em modo guerrilha. Acredito que o património deve ser divulgado.

As capturas são feitas usando várias vertentes de digitalização 3D: fotogrametria com o Meshroom, lidar com iPhone e Scaniverse, ou NeRFs com Luma AI. 

Este é um projeto em constante crescimento, podem espreitar aqui: Portuguese Art and Heritage.

Sem comentários:

Enviar um comentário