segunda-feira, 28 de julho de 2025

Instantes (Finais)

 

Mesmo a terminar um ano recompensador e interessante, algumas últimas experiências. Pequenos projetos de eletrónica elementar.


Experiências com máquinas de desenho construídas em Lego.


Confesso, vergonhoso, que apesar do T dos anos que passei como professor de EVT tenho noções nulas de electrónica elementar. Tenho de mudar isso... às voltas com arrumações dei com algum material não usado de outros projetos, enquanto o arrumava pensei "e porque não fotografar alguns componentes, meter num chatbot de IA e pedir sugestões de projetos para fazer com isto? " O Gemini deu as melhores respostas, em modo passo a passo. Nada de realmente novo aqui, há imensos sites e vídeos com projetos destes, a ajuda do chatbot aqui é acelerar o processo de descoberta. 

(A luz brilha, eu é que usei uma resistência mais resistente do que o necessário, porque lá está, poucas noções).

Com jeito, cria-se aqui uma brincadeira para desafiar malta do primeiro ciclo. Coisas pequenas, básicas, mas sem básico não se chega ao complexo.. 



Finalmente, tempo para montar esta máquina de desenho. O hardware funciona impecavelmente, falha a app de controle.

A boa descoberta de perceber que no Arduino Cloud, se pode programar as placas arduino não-genuino, que usam um chip diferente (por piada, chamo-lhe shenzenuino) indicando que se tem ligada uma Arduino Uno. Funciona, é o que interessa.

Um dos grandes desafios do final deste ano letivo, organizar o material LED que recemos e organizar o espaço da sala LED.


@archizer0 Sneak preview para o próximo ano. #edutok #aevendadopinheiro #ticem3d ♬ 1 RPM - LX-90


Quase pronto (faltam pormenores de sinalética) mas o mais difícil está feito. Renovar a Sala 27, em espaço LED multimodal, aberto a toda a escola. Coisas qje se fazem com tempo e cabeça, só posso agradecer às cabecas da Patrícia Coelho , Carlos Bento , Marta Evangelista de Lima , Marta Conceicao , Elsa Correia , Susana Nobre, Inês Rei e Pedro Garção.. Isto não é arrumar, é pensar e inspirar, e consta que o ciclo das curtas led fez ondas. Agora o desafio maior,  puxar a malta para experimentar e trazer estas valências aos seus alunos. Ganha o AEVP e a sua comunidade.

E agora... boas férias! Regressaremos em setembro, com energias renovadas e novas ideias. Até já!

sábado, 12 de julho de 2025

Criar Jogos com IA (Não Generativa)

 

Este foi o espírito, no dia 11 de julho, no workshop de criar jogos com machine learning no XXIV Encontro das TIC na Educação do CCEMS. Esta imagem capta bem o espírito, dos participantes a experimentar e divertirem-se com a programação utilizando algoritmos de reconhecimento implementados em plataformas como a Machine Learning for Kids, AI Learn e Pictoblox. Mãos no ar, porque estavam a controlar personagens recorrendo a deteção de poses.






Na sessão aproveitei e demonstrei algumas brincadeiras de reconhecimento facial e treino de modelos em Tiny ML usando o Vinci Bot (não funcionou lá muito bem), Huskylens acoplada a um robot Maqueen PlusV2 e a Unihiker K10. A programação de placas assustou um pouco os participantes que vinham de áreas como línguas, e ainda bem - assim, viram que se pode ir mais longe, e conheceram algo que embora não venham a dominar, sabem que existe e podem incentivar parcerias com outros professores que as conhecem.

Uma sessão puxadita, divertida e espero que, acima de tudo, desmistificadora. Sabes que a coisa até não correu mal quando os participantes de áreas disciplinares menos técnicas como história ou línguas te exigem que lhes mostres como é que se contam, e descontam pontos num jogo. Não é todos os dias que há oportunidade para meter num mesmo momento conceitos como Xinjiang Uyghur (aka distopia panopticon repressiva via IA), microbits e os traumas da IA generativa.

Os recursos de apoio estão aqui: Criar Jogos com IA (não generativa).

sexta-feira, 11 de julho de 2025

CCEMS: Criar Jogos com IA (não generativa)

Registo de apoio à sessão Criar Jogos com IA, integrande do XXIV Encontro das TIC na Educação do CCEMS. Com o objetivo de explorar vertentes da IA além da generativa, mostrando pequenas aplicações de Machine Learning em ambientes visuais de programação para crianças.

Aqui, podem ser descarregados modelos destes jogos para as platafortmas Machine Learning for Kids, AI Learn e Pictoblox: Jogos Modelo.