Este foi o espírito, no dia 11 de julho, no workshop de criar jogos com machine learning no XXIV Encontro das TIC na Educação do CCEMS. Esta imagem capta bem o espírito, dos participantes a experimentar e divertirem-se com a programação utilizando algoritmos de reconhecimento implementados em plataformas como a Machine Learning for Kids, AI Learn e Pictoblox. Mãos no ar, porque estavam a controlar personagens recorrendo a deteção de poses.
Na sessão aproveitei e demonstrei algumas brincadeiras de reconhecimento facial e treino de modelos em Tiny ML usando o Vinci Bot (não funcionou lá muito bem), Huskylens acoplada a um robot Maqueen PlusV2 e a Unihiker K10. A programação de placas assustou um pouco os participantes que vinham de áreas como línguas, e ainda bem - assim, viram que se pode ir mais longe, e conheceram algo que embora não venham a dominar, sabem que existe e podem incentivar parcerias com outros professores que as conhecem.
Uma sessão puxadita, divertida e espero que, acima de tudo, desmistificadora. Sabes que a coisa até não correu mal quando os participantes de áreas disciplinares menos técnicas como história ou línguas te exigem que lhes mostres como é que se contam, e descontam pontos num jogo. Não é todos os dias que há oportunidade para meter num mesmo momento conceitos como Xinjiang Uyghur (aka distopia panopticon repressiva via IA), microbits e os traumas da IA generativa.
Os recursos de apoio estão aqui: Criar Jogos com IA (não generativa).



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