quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Instantes





Os arranques de ano em TIC têm a sua complexidade. Parte dos alunos ainda não tem computador, e dos que têm, demasiados estão avariados. Isto pode ser um problema, ou uma oportunidade. Porque nos dias de hoje, aprender informática não é desenvolver competências de mero utilizador de processador de texto e recetor e emails (por confortável que isso seja para muitos de nós). Tem de se ir mais longe, dotar as crianças de uma compreensão mais profunda do mundo digital. Nada como explorar atividades de pensamento computacional sem recurso a computador. Para esta semana, o desafio dos quintos anos vai ser aprender a criar um circuito simples, e o sorriso deles quando ligam e funciona, vale por tudo. Pelo meio fala-se um pouco de electricidade, eletrónica, lógica  dos ciclos e condições. Percebo pouco disto, mas não conheço melhor forma de aprender do que levar para a sala de aula e experimentar com eles. Temos muitos leds para fritar. 

"Be brave enough to suck at something new" é daqueles chavões que assumo o prazer culposo de adorar.

Sem comentários:

Enviar um comentário