segunda-feira, 17 de junho de 2013

Trabalhos Finais - Projecto Multimédia (9.º Ano) I

Para finalizar o ano de trabalho e aprendizagem experimental em TIC os alunos individualmente ou em grupo  realizaram um projecto multimédia em que teriam de utilizar algumas das tecnologias que abordaram ao longo do ano lectivo. Uma das mais populares entre os alunos foi a edição de vídeo não linear, o que se reflectiu nos projectos finais. Foram criados muitos fan videos de bandas populares, exprimindo aquela alegria adolescente no gosto pelos ídolos da cultura popular. Outros optaram por listas de best of. E alguns, muito criativos, criaram pequenas e divertidas curtas metragens que não posso divulgar publicamente por questões de privacidade das crianças.


O mais divertido e criativo projecto final. Mini-filme sobre um desejado atentado terrorista que rebentará a escola. O professor, vai-me ensinar a explodir a escola era uma running joke com um dos alunos responsáveis por este trabalho enganadoramente simples.


Outro dos projectos destacou-se por recorrer a um jogo para contar uma história... tipicamente adolescente. Digamos que é um machinima com as hormonas aos saltos.





As capturas de ecrã mostram o nível de complexidade a que chegaram alguns trabalhos. Para abordar a edição de vídeo escolhemos o Vegas Movie Studio, que equilibra opções avançadas com simplicidade no processo de trabalho. O objectivo era explorar com os alunos os recursos mais avançados da edição não linear, como montagem multi-pistas, conjugação de clips, animações, efeitos e recursos multimédia. Cabia aos alunos escolher a melhor solução de montagem para os seus projectos. Alguns optaram pela linearidade, outros trabalharam muito bem com a sobreposição de pistas de audio e vídeo.

Os dois vídeos mostrados são representativos dos trabalhos dos alunos, mas não representam todos os trabalhos. A publicação de fan videos com música de bandas contemporâneas entra em conflito com os algoritmos de vigilância dos direitos de autor do YouTube. Na generalidade, os alunos surpreenderam pelo empenho e criatividade dos seus projectos.

Sem comentários:

Publicar um comentário