sábado, 1 de junho de 2013

3D Alpha vs ITEC

Os alunos do 7.º D estão a terminar os trabalhos de segundo semestre. Estão a ter oportunidade de participar no projecto iTEC, o que não tem sido tarefa fácil. Os noventa minutos semanais de TIC mal chegam para aprender a mexer nas tecnologias, criar trabalhos introdutórios e fazer a partilha online. Integrar o iTEC com o 3DAlpha revelou-se mais difícil do que o esperado. Mesmo assim, apesar de não cumprir todos os requisitos do iTEC os alunos experimentaram tecnologias de criação em 3D (a vertente deste nosso projecto), criaram espaços de partilha online que começam a utilizar autonomamente e, pegando em conceitos matemáticos, estão a afadigar-se a criar um trabalho híbrido que mistura matemática, educação visual e TIC. 

E o que pretendem os alunos fazer? Em Educação Visual exploraram conceitos matemáticos de geometria aplicados em desenho que após digitalização serão utilizados como mapas de textura para objectos virtuais tridimensionais. TIC serviu para aprender a trabalhar com diferentes aplicações e estruturar o processo de trabalho. Partiram do sonhar - imaginar como integrar diferentes saberes num projecto; passaram pelo explorar - aprendendo e aplicando os diversos conceitos de matemática e ferramentas digitais; pelo mapear - estruturando um esquema de trabalho para levarem a bom porto as suas ideias; e encontram-se agora firmemente imersos no fazer criando projectos colaborativos. Estas são fase previstas no projecto que se revelaram úteis para estruturar os processos criativos. Depois... como poderão ver em seguida, as ideias dos grupos de trabalho são muitas e envolvem todas a criação de vídeos de animação 3D.


O objectivo deste grupo é, como disseram os elementos, criar um museu ao ar livre onde os nossos trabalhos aparecem mapeados em formas geométricas.



Uma ilha, uma casa e um personagem que se irá mover no espaço da ilha. Suspeito que os desenhos dos alunos em educação visual serão as texturas do personagem.


Este projecto é ambicioso. A ideia do grupo é criar uma cidade e animar em 3D de forma a que os trabalhos que fizeram em educação visual surjam projectados em televisores nos prédios. Parece complexo, e é-o. Obriga a pensar em três frentes: criação de objectos 3D em Sketchup, composição, texturização e rendering em Bryce, e edição não linear de vídeo para criar o efeito de vídeos sobrepostos (um trabalho judicioso com layers em Vegas resolve o problema). Este professor, g33k confesso, visualizou imediatamente um cenário ao estilo Blade Runner mas deixou-se ficar caladinho. Estas ideias estão a surgir da mente dos alunos, talvez algo pervertida por alguma influência a puxar para o lado tridimensional, mas refira-se que eles estão a pegar nas sugestões e a levar muito mais longe do que eu imaginaria. É uma boa sensação e indica que um dos mais importantes objectivos destes projectos está a ser atingido: que os alunos percebam que os recursos digitais podem ser utilizados como ferramentas criativas e que o limite para os projectos está na imaginação.


Nesta imagem evocativa de esoterismos irão surgir os trabalhos gráficos das alunas responsáveis. A animação vai envolver um asteróide... porquê? Não me perguntem, sou meramente o professor.


Este é o projecto mais tradicional. O conceito é simples: criar um museu virtual, aplicar os desenhos como mapa de textura em sólidos, e criar um percurso de câmara que simule uma visita.


Sobre este estou confessamente curioso. Sei que envolve mechas. Mais que isso os alunos não se descosem.


Estas flores não estão trabalhadas em temos de textura porque, de acordo com as alunas responsáveis, os seus trabalhos estarão no centro das pétalas. E o aspecto de parada militar é intencional. O objectivo será o de fazer um travelling com a câmara ao longo da série de flores. Porque quatro? É o número de elementos do grupo.



Estes são alguns dos trabalhos que irão servir de mapa de texturas para os projectos dos alunos. Representam a exploração gráfica de conceitos de geometria plana, traçados e construções geométricas. Resta finalizar a composição de cena, aplicar texturas e animar. 

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