quarta-feira, 12 de março de 2014

Por aqui...


Por aqui anima-se em 3D.


Por aqui afinam-se técnicas de trabalho.


E por aqui vai-se expandindo um primeiro projecto.

Pelos outros computadores foi mais ou menos o mesmo. Hoje a sessão foi não-estruturada, podendo cada aluno brincar com a aplicação 3D que mais gosta. Note-se que quando escrevo "brincar", faço-o muito a sério. É importante ter momentos de exploração livre, pouco estruturados, neste género de projectos. Funcionam como pausas dos momentos de aprendizagem, ajudam os alunos a perceber e investir no que mais gostam, e estimulam a autonomia de trabalho. Faço questão de nestes momentos ignorar os pedidos de ajuda dos alunos, para os obrigar a encontrar as soluções para os problemas que encontram. É o necessário toque de desenrascanço no uso das tecnologias, ou se quiserem a coisa de forma mais elegante, de se desembaraçar por si. Ou, de forma mais técnica, hacking. Claro que se estiverem mesmo num beco sem saída intervenho. Mas é habitual que eles se safem muito bem por si.

Hoje o dia serviu para consolidar, experimentar e mostrar algumas coisas novas. Os alunos saíram avisados da sessão que para a próxima será bem mais difícil. Vão aprender a utilizar uma ferramenta mais complexa e experimentar a geração de superfícies por revolução em torno de um eixo. Se bem que os que já viram como se faz perceberam que afinal não é tão complicado como soa. É a magia do 3D.

Sem comentários:

Enviar um comentário