Os alunos do 8.ºC desenvolveram como projecto multimédia vídeos curtos com sob o tema segurança digital. A regra imposta era a de não ultrapassarem o minuto e meio, algo que despertou protesto no início mas que no final do trabalho se percebeu que era simples e eficaz. Os alunos pesquisaram, trataram informação e encontraram formas de a transmitir utilizando edição de vídeo digital.
Utilizar um programa multipistas com o Vegas permite explorar o potencial da edição vídeo, misturando sons, narração, imagens e vídeos com animações, efeitos especiais e texto. Dispor de múltiplas pistas abre potenciais narrativos e muitos alunos tiraram partido disso com muita criatividade. Um dos objectivos deste trabalho era participar num concurso inserido na semana europeia dos media, dando aos alunos um vislumbre dos processos de trabalho por detrás da omnipresente cultura audiovisual.
Na generalidade os alunos corresponderam aos objectivos, tendo saído daqui trabalhos muito interessantes. Gosto de todos, mas muito em particular do primeiro, conseguido só com voz e imagens, e uma enorme criatividade na manipulação de efeitos visuais e linha de tempo. Outro aspecto interessante deste projecto foi o ter permitido cruzar interesses na área do multimédia com a abordagem de temas das metas curriculares, algo que noutras tecnologias não tem sido fácil de desenvolver.
Infelizmente esta turma teve azar. Entre este estranho terceiro período, feriados, provas internas e exames, e outras actividades, o número de aulas reduziu-se e apenas conseguimos desenvolver esta vertente das TIC. Alguns alunos ficaram desiludidos por não terem experimentado o Scratch e dois insistiram em entregar-me projectos em minecraft, feitos nos tempos livres após terminarem o seu projecto de vídeo. Confesso que não me importei de ser obrigado a aceitar. Revela esforço, interesse e essencialmente autonomia quer no uso do computador quer no ser capaz de ser criativo ao conceber o que fazer com a máquina. Esse é um dos objectivos da minha abordagem, não o usar a tecnologia por usar, mas perceber para que é que pode ser utilizada e abrir horizontes criativos. Mas o tempo é essencial. Quando se trabalha em metodologias de projecto a gestão de tempo é uma dor de cabeça e os imponderáveis afundam os planos mais bem pensados.
Sem comentários:
Enviar um comentário