sábado, 1 de outubro de 2016

Passos


O ano letivo arrancou e as TIC em 3D têm estado silenciosas? Sim, mas não paradas.

- A nossa prioridade tem estado na infraestrutura digital de uma escola a meio de intervenção. A ajuda dos alunos tem sido preciosa. Estamos quase a restaurar a área informática do Centro de Recursos. Ainda há muito por fazer e repor, mas passo a passo vai-se conseguindo.

- As impressoras 3D também não estão paradas. Queríamos estar a imprimir os projectos dos alunos do segundo semestre do ano passado, mas, novamente, estamos a dar prioridade à infraestrutura da escola. Terminou a renovação dos porta-chaves das salas de aula. Em seguida vamos imprimir suportes para leitores de cartões de proximidade, evitando a despesa extra de adquirir esses acessórios, e adaptando-os às nossas necessidades específicas. Não são tarefas tão divertidas como as da componente pedagógica, mas uma das grandes lições que aprendemos ao longo dos anos é que para que a pedagogia corra bem, tem de estar sustentada numa infraestrutura estável. Agora, a impressão 3D também ajuda nisso.

- Duas turmas estão a começar a preparar um tema de trabalho colaborativo em contexto eTwinning. O projecto reúne cerca de vinte professores de escolas de diferentes países europeus. Com o tema Rainbow Village, pretende-se que os alunos criem um país fictício, com a sua cidade, leis, sistema político, hino e bandeira. Imaginem qual será a nossa contribuição? Vamos focar-nos na arquitectura... e imprimir em 3D. Não resistimos a começar a mostrar aos alunos projectos de arquitectura utópica, ou o design de Norman Bel Geddes. No nosso lado, irão participar duas turmas de 7º. e 8º. ano, com ajuda dos professores de Inglês e de Educação Visual.

- Envolver mais os alunos nos processos de impressão 3D é um dos nossos objectivos deste ano. Já o estamos a fazer, desafiando alguns a executar os passos de preparação e iniciação de trabalhos de impressão.

- Os tablets adquiridos no âmbito do projecto Fab@rts já estão ao serviço dos alunos. Enquanto não estruturamos actividades específicas, uma vez que só quando as obras na escola terminarem é que poderemos avançar em força, os alunos que frequentam o CR estão a usar os tablets livremente. É divertido passar por lá, e ver alunos de quinto ano a divertirem-se montando robots e outras criaturas no Thingmaker. Temos de lançar um concurso desenha e imprime o teu brinquedo...

- As actividades do Programação 1CEB/Code2Fly estão suspensas de momento. Queremos, tal como no ano anterior, abranger todas as escolas do primeiro ciclo. Falta-nos um recurso humano, e estruturar os horários. Os drones em terra têm um ar triste.

- Também em preparação, o nosso clube de robótica e tecnologia criativa. Ainda não sabemos bem o que lhe chamar. Lab AEVP? LCD - Laboratório de Criatividade Digital? Estamos a apontar para uma hora semanal à sexta-feira, durante os tempos de almoço dos alunos. Em breve (sujeito ao normalizar das instalações escolares), lançaremos mais este projecto.

- Depois do workshop desenvolvido no Fórum Fantástico, estamos a estreitar parcerias com o LAB Aberto em Torres Vedras, e a responder a pedidos de apoio/consultadoria por parte de escolas cujos docentes se querem aventurar na impressão 3D.

Sem comentários:

Enviar um comentário