quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Workshop Fórum Fantástico 2019


Está a tornar-se uma tradição, o desenvolver um workshop sobre impressão 3D no âmbito da programação do Fórum Fantástico. Este ano o tema foi Impressão 3D para jogos de tabuleiro, mas claro que esta tecnologia não se esgota em nichos.


A lista de participantes não prometia muito, tinha dois inscritos, o que até não surpreende. Numa convenção de literatura, banda desenhada e cultura fantástica, ir a workshops enquanto decorrem painéis (ainda por cima, sobre os vinte anos do filme Matrix) não é prioritário. Mas, para surpresa minha, a sala acolheu muitos mais, curiosos com o potencial desta tecnologia. A sessão decorreu em modo de conversa, não linear, com perguntas e respostas sobre o que é a impressão 3D, e o que se pode fazer com ela.


Logo a seguir, uma masterclass por um designer que, com o seu projeto Polygon Masterworks, se dedica a criar figuras para jogos de tabuleiro com impressão em resina.


Para além dos fantásticos trabalhos de 3D, fiquei a conhecer técnicas de impressão em resina. Uma tecnologia que requer imenso investimento e muitos cuidados para peças que, se tudo correr bem, são impressionantes ao nível do detalhe. Mas o preço quer das impressoras quer do material torna este tipo de impressão algo proibitiva para os meus contextos. Já o trabalho deste jovem designer ligado aos jogos e animação é fantástico.

Sem comentários:

Enviar um comentário