terça-feira, 21 de abril de 2020

Tutoriais TIC: Scratch Jr

Ao planificar atividades de reforço de conteúdos e aprendizagens em contexto de ensino remoto, deparei-me com um problema. Como consolidar aprendizagens de introdução à programação e pensamento computacional com alunos que poderão não ter acesso ao computador, e com isso ao riquíssimo recurso que é o Scratch? Pareceu-me que o Scratch Jr no telemóvel seria uma boa alternativa. Apesar de ser mais simples do que o Scratch, mantém as mesmas lógicas de funcionamento. E tendo em conta que estas atividades se focam mais nos alunos de quinto ano, suspeito que não lhes será desagradável trabalhar nela. O Scratch é acessível via web, e tem aplicação móvel para tablets, mas não está concebido para ecrãs mais pequenos.

Das aplicações gratuitas de programação por blocos em Android que analisei, esta pareceu a mais interessante, as restantes funcionam demasiado como jogo ou brinquedo digital. Não surpreende. Esta app foi pensada de raiz como elemento pedagógico, seguindo a lógica low floor, high ceiling. Com o Scratch Jr, talvez se possa dar continuidade a algumas estratégias de desafio ao pensamento computacional (criar narrativas ou jogos) que se estavam a fazer em TIC, sem necessidade de computador.

Por isso, hora de partir à descoberta, ver muitos vídeos no YouTube que me ensinaram a mexer com esta app. E preparar uns vídeos para os alunos, que só devem pecar pela inexperiência. À medida que descobrir e melhorar a minha própria fluência, espero ser capaz de criar melhores desafios.

Scratch Jr



Interface e Funções

Interface do Scratch Jr, ecrãs, cenários, personagens, diferentes categorias de blocos de programação.


Criar uma História

Criar uma pequena narrativa com programação, usando eventos, movimento, mensagens e aparência.


Instalar a App e Enviar Trabalhos

Instalar o Scratch Jr na Playstore (Google) e enviar projetos por email, através do ecrã de controle parental da aplicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário