sexta-feira, 24 de abril de 2020

TIC AEVP: Desafio 2 (5.º Ano)

Resumo:

Na segunda tarefa de TIC, o desafio é criar uma história usando programação. Podem usar o Scratch no computador, ou o Scratch Jr no telemóvel ou tablet, Podem precisar de ver vídeos para se lembrarem como se programa, podem ver todos, ou só os que necessitarem. Não tenham pressa, e nestes dias, concentrem-se no recordar como se programa, e inventar uma história. Leiam atentamente toda a tarefa.


Desafio 2 de TIC: Contar Histórias com Programação

Estamos na terceira semana de aulas virtuais, e é hora de lançar um novo desafio. Vamos voltar a pegar na programação com Scratch, e no tipo de trabalho que estávamos a fazer quando as aulas presenciais foram suspensas: Contar Histórias com Programação.
Como já sabem, porque faziam trabalhos excelentes na sala de aula, no ambiente de programação Scratch podemos movimentar os personagens, alterar o seu aspeto visual, criar diálogos, e usar mensagens para coordenar ações e diálogos entre as personagens. 
É este o desafio para as próximas semanas: contar uma história com programação. 
O que não devem fazer neste desafio: complicar. Têm duas semanas, e não é preciso entregar tudo o mais depressa possível. Demorem o tempo que necessitarem, e ao vosso ritmo criem uma pequena história, escolham personagens, e façam a sua programação. Resolvem isso com blocos de movimento, aparência e mensagem
Não há pressa. Se duas semanas não forem as suficientes, alarga-se o prazo.
Querem ver um exemplo do que pode ser feito (mas isto precisa de muito mais tempo)? Vejam este trabalho de colegas vossos do ano passado: Segurança na Internet
Está muito bom, não está?
O que devem fazer neste desafio: primeiro, ver atentamente os vídeos disponibilizados, para se recordarem de como se programam os personagens, Os vídeos estão em sequência, podem visualizar da forma que vos for mais conveniente, tudo de seguida, ou só aqueles que precisam para tirar dúvidas. Depois, calmamente, criar a vossa pequena história. 
Se tiverem dúvidas, usem o fórum, o chat, as mensagens ou enviem-me um email. Estou deste lado para vos ajudar.
ATENÇÃO:
. quem tem acesso a computador, pode realizar este desafio no Scratch (é melhor criarem uma conta vossa para irem trabalhando ao vosso ritmo).
. quem só pode usar telemóvel ou tablet (mesmo aqueles que podem ir ao computador, mas têm de o dividir com a família), pode realizar o desafio nesta aplicação: Scratch Jr. Não dá para irem tão longe como no Scratch, mas conseguem fazer coisas giras.
. os vídeos de ajuda dividem-se duas categorias: para quem vai usar o Scratch, e para quem vai usar o Scratch Jr.

Tutoriais:




https://www.youtube.com/watch?v=7jMquKIByb0

Scratch
: Cliquem aqui para saber como Criar uma História em Scratch (são quatro vídeos no total, aprendem a inserir personagens, criar diálogos, manipular cenários, usar mensagens, e usar sons).


https://www.youtube.com/watch?v=tmAokI4bx90

Scratch Jr
: Cliquem aqui para saber como Criar uma História em Scratch Jr (são três vídeos, aprendem a trabalhar com o Scratch  Jr, a criar uma história e a partilhar projetos).

Como enviar:


Para já, não me enviam nada. No final da primeira semana vou fazer um levantamento das vossas necessidades, dificuldades e progresso, e só depois disso é que decido como será feito o envio do desafio. Por isso, não se preocupem com essa parte, divirtam-se antes a recordar como se programa e a imaginar histórias pequenas e divertidas!

Objetivos da Atividade:

Desenvolver competências de pensamento computacional; criar produções em ambientes de programação.

Sem comentários:

Enviar um comentário