sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Pocket Code: Movimentos Aleatórios

Neste projeto, vais aprender a posicionar os teus atores com todo o rigor no Pocket Code, controlar os seus  movimentos, descobrir as coordenadas cartesianas, e fazer com que um ator se mova de forma imprevisível. Isto pode ser útil para afinar animações, ou criar personagens automáticos para jogos.

Movimentos no Pocket Code

Para mover atores no ecrã, tens de os posicionar e definir como, e para onde, se movem. Podes definir isto visualmente, ou usando operações matemáticas. Vê aqui como:

 



Isto é possível porque o Pocket Code usa um sistema de Coordenadas Cartesianas para saber exatamente onde estão todos os atores e objetos. 

Embora não te apercebas disso, este tipo de sistemas é fundamental para representar imagens 2D e 3D no ecrã do teu computador, tablet ou telemóvel. Sem ele, não conseguirias usar um rato, ou tocar no ecrã para usar o telemóvel.

Posicionar e Mover um Ator


Os blocos Posicionar permitem-te colocar o ator onde quiseres, no espaço do programa. Podes posicionar alterando os valores das coordenadas X e Y, ou colocando visualmente. 


Para isso, tocas nos valores, e escolhes ou a opção Place Visually (coloca visualmente), ou Edit Formula (edita os valores).

Mover um Ator


O bloco Planar é um dos mais adequados para controlar o movimento dos atores. Podes definir coordenadas, colocar visualmente, ou usar coordenadas aleatórias. Podes alterar o tempo que demora a executar o comando, tornando o movimento mais suave.

Movimento Aleatório

Podes criar uma sequência com blocos Planar para que o teu ator se mova mais do que uma vez. Mas poderá ser melhor definir que o ator se move de forma aleatória. Com isso, usas um só bloco dentro de um ciclo, e o ator move-se para sempre (ou o número de vezes que definires) de forma imprevisível.

Para isso, vamos ter de usar uma função matemática: a Função Random. Esta permite gerar valores aleatórios dentro de um intervalo de números. Por exemplo, se definires que a função está entre os números 1 e 5, sempre que for executada dá-te um número ao acaso que pode ser o 1, o 2, o 3, o 4 ou o 5.


Para ativares a Função Random, tens de clicar nos valores de X e de Y, o que vai abrir o Editor de Fórmulas. Em seguida, clicas no botão Funções.


E selecionas random (1,6) da lista de funções.


Agora, terás de alterar os valores da função, para gerar movimentos aleatórios. Terás de alterar os valores das coordenadas X (horizontal) e coordenadas Y (vertical)

Mas quais são esses valores?

Coordenadas Cartesianas no Pocket Code

O Pocket Code usa um sistema de coordenadas para posicionar elementos no espaço. Podes visualizá-las, se ao correr o programa clicares na opção ativar eixos.


Os valores máximos podem variar de acordo com a resolução do teu telemóvel ou tablet. Neste exemplo, o eixo X varia entre -600 e 600, enquanto o eixo Y varia entre -926 e 926. Noutros telemóveis, estes valores poderão ser diferentes, de acordo com a resolução do ecrã. 0 é sempre o centro do espaço.

Repara que temos o ecrã na posição vertical. Se estivesse na horizontal, os valores seriam eixo Y entre -600 e 600, e eixo X entre -926 e 926.

Se no valor de X definires que random (-600, 600) e no valor de Y definires que random (-926, 926), sempre que o bloco for executado o ator desliza para um ponto ao acaso no ecrã.


Se colocares o Planar dentro de um ciclo para sempre, o ator vai estar constantemente a deslocar-se no ecrã de forma imprevisível. Nunca sabes para onde é que vai. Isso será decidido pelos números aleatórios que a função random gera.

Sem comentários:

Enviar um comentário