domingo, 4 de outubro de 2020

Pocket Code - Programa 1: Animar, Mover e Fazer Falar um Personagem

Nesta sequência de aprendizagem, vamos criar o primeiro programa no Pocket Code, aprendendo a animar, mover e fazer falar um personagem. Permite ir conhecendo os diversos blocos de programação do Pocket Code, bem como desenvolver fluência no fluxo de trabalho nesta aplicação.

 1 - Animar um Personagem


Vamos começar por importar um fundo, e um personagem. De seguida, teremos de adicionar mais um aspeto ao nosso personagem. Para animar o personagem, vamos trabalhar como blocos de ciclo (Forever - repete para sempre), alternar aparência e controle (Tempo).


Estes são os blocos que formam o código da animação. 


Usar um bloco Próxima aparência em vez de Alternar aparência simplifica o programa. Mas se tiveres mais do que duas aparências, pode não dar o efeito desejado.

2 - Mover um Personagem

Agora que o nosso personagem já se mexe, vamos fazer com que se desloque no espaço do programa. Para isso, vamos usar blocos de Movimento.


Estes são os blocos do código do movimento.


Repara que não precisas de saber os valores das coordenadas X e Y. Podes usar a opção Place VisuallyPara isso, toca num dos valores, e vai aparecer a escolha de inserir valores ou colocar visualmente.

3 - Fazer o Personagem Falar




Agora que já sabemos animar e mover o personagem, vamos colocá-lo a falar. Para isso, podemos usar dois tipos de blocos: Say/Think (pertencem à categoria Aparências) ou Falar (pertencem à categoria Áudio). 


Os blocos Say/Think apresentam um balão ligado ao personagem, onde surge o texto que definires. 


O bloco Falar lê em voz computacional o texto que definires.

Sem comentários:

Enviar um comentário