segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Desafio Pocket Code: Detetar Rosto

Reconhecimento Facial

As tecnologias de reconhecimento facial estão ligadas ao campo da inteligência artificial. Combinando algoritmos de inteligência artificial, bases de dados de imagens de rostos e câmaras de vídeo, é hoje possível desenvolver aplicações que reconhecem indivíduos em qualquer local, ou analisam as expressões para determinar as emoções das pessoas, entre outros usos. 

O Pocket Code não tem recursos avançados de Inteligência Artificial, mas tem uma função que, usando a câmara do telemóvel, permite à aplicação perceber se está a detetar um rosto.  

Vamos usar a função is face detected para criar um programa que reaja sempre que a câmara detecte um rosto.

Programa que Deteta o Rosto

 



Vê atentamente o vídeo, que mostra os vários passos para conseguires criar este programa.

Código do Programa


Este é o programa completo. Usámos um personagem com dois trajes. Quando a função deteta um rosto, apresenta um dos trajes; se não o deteta, o personagem muda de traje. Ainda se usou a câmara como fundo do programa. Tudo corre dentro de um ciclo Forever (para sempre), senão o programa não funciona corretamente.

Blocos que Necessitas:

Aqui podes ficar a saber que blocos necessitas para este desafio.

Se.. Verdadeiro... Outro...


O bloco mais importante que necessitas é a condição Se... Verdadeiro... Outro. Esta condição permite-te programar ações que dependam do funcionamento de um elemento. Se o reconhecimento facial reconhecer um rosto (ou seja, é verdadeiro), então programas uma ação. Se for falso, programas Outro ação.


Esta condição está na categoria Controlo. Quando a aplicas, tens três blocos, e podes encaixar outros blocos entre cada um deles.

Is Face Detected

Para acederes à função Is Face Detected tens de editar o campo editável da condição. 


Tocas nesse campo, e no editor de equações que aparece escolhes a opção Dispositivo. Esta é a que permite adicionar sensores do teu telemóvel como funções no Pocket Code.


Em seguida, consulta a lista de funções e procura na categoria Visual Sensors (sensores visuais) a função Is Face Detected.

Ativar a Câmara

Se reparaste atentamente no vídeo do desafio, a câmara é usada para complementar a ação do rosto detectado. Como usar?


Na lista de categorias de blocos, tens uma categoria denominada Device (também pode surgir como Dispositivo). Tocando nela, tens acesso a blocos que usam diretamente recursos do teu telemóvel.


Os blocos de cor verde controlam a câmara e o flash. O bloco Turn Camera permite-te controlar o ligar e desligar da câmara; o bloco Use Camera permite-te definir que câmara usar, se a frontal ou a traseira.

Diverte-te, explora, e cria programas giros. Como é que podes modificar o código deste tutorial para, por exemplo, fazeres com que o telemóvel cumprimente alguém sempre que o rosto é detetado?

Adaptado de Pocket Code - Face Detection.

Sem comentários:

Enviar um comentário