segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Hour of Code: Fotografia, Robots e Património

 

Este ano, o desafio Hour of Code para os alunos de 5º ano foi descobrir a robótica e o 3D através de fotografia digital. Pegando no projeto interdisciplinar de exploração do retrato da Infanta Maria Bárbara no Palácio Nacional de Mafra, desenvolveu-se uma pequena atividade que permitiu aos alunos ficar a conhecer melhor o seu telemóvel. 


O ponto de partida foram litofanos criados a partir do retrato. Estas peças impressas em 3D permitem criar objetos com efeitos negativos, sendo possível ver a imagem a contra-luz. Os robots Anprino foram a fonte de luz, usando leds. Foi uma oportunidade para descobrir estes robots, e como se programam.


O principal desafio foi fotografar, à contra luz, sob escuridão. Com isso, os alunos descobriram as capacidades de fotografia dos seus telefones, percebendo a diferença entre posições de retrato e paisagem, quando usar, ou não, o flash, enquadramentos e funções não automáticas para controlar temperatura da imagem, velocidade do obturador ou sensibilidade de exposição. Funções disponíveis na maioria das câmaras dos telemóveis, que permitem tirar fotografias mais criativas, mas que raramente são exploradas.

Criatividade potenciada por ferramentas digitais é o nosso grande objetivo. Nesta atividade, realizada dentro das limitações pandémicas, foi possível aos alunos descobrir o potencial da fotografia digital, robótica, programação e 3D.

Sem comentários:

Enviar um comentário