domingo, 10 de outubro de 2021

Programa o Teu Foguetão (No Telemóvel)


Sábado, dia 9 de outubro, desenvolveu-se o workshop Programa o Teu Foguetão (no Telemóvel). Os participantes puderam experimentar a criação de um pequeno algoritmo para animar um foguetão, usando o ambiente Pocket Code.


A ideia partiu do Code Club Book of Scratch, que tem  um pequeno desafio com foguetões, que adaptei para o ambiente Pocket Code. A opção foi por uma abordagem muito diretiva, fazendo os participantes seguir as instruções de programação passo a passo. No final, não só finalizaram os passos esperados do programa, como ainda quiseram ir mais longe, e terminámos a mostrar como podem programar o telemóvel para reconhecer rostos no Pocket Code.


á vários anos que a Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Telheiras é a casa do Fórum Fantástico, uma das mais antigas e persistentes convenções dedicadas à Ficção Científica, Fantasia e outros géneros do fantástico nas várias vertentes, entre literatura, banda desenhada, animação, cinema, jogos (vídeo e não só), cosplay e outras artes. É um ponto de encontro anual de fãs e criadores, com um forte sentido de comunidade. Temos desenvolvido para este evento, no âmbito da programação ligada ao público infanto-juvenil, algumas sessões sobre tecnologia, e este ano a ideia foi de criar um workshop rápido de introdução à programação e pensamento computacional. Daí o tema - o foguetão é um ícone clássico da ficção científica.

Este ano, com as restrições pandémicas, o potencial de participação estava muito reduzido, mas não deixou de ser um encantador momento com dois pequenos participantes, que saíram da sessão esfuziantes por terem conseguido programar o seu foguetão. 

Este foi um evento EU Codeweek 2021.

Sem comentários:

Enviar um comentário