sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

CDD N3: Robótica








Estava um pouco reticente nesta sessão de formação. Que sentido faz estar a desafiar professores do ensino especial, filosofia ou educação visual para mexer com robots e placas, ia pensando no caminho. Há um grupo de docentes do primeiro ciclo a quem estas coisas assentam como uma luva nesta turma, mas os restantes... bem, é importante que os desperte para as possibilidades destas tecnologias na educação, mesmo que não lhes seja directamente útil, pensei. O arranque da sessão não estava promissor, enquanto ia mostrando alguns ambientes e experiências com objectos tangíveis. Lá está este tipo outra vez com a ladainha da programação e robótica, lia no olhar cansado dos formandos (que espelhava o meu, em modo algo zombie nos dias finais de um primeiro período letivo insano de trabalho, especialmente não letivo, mas isso são outras histórias).

Hora de meter as mãos na massa. As primeiras experiências com micro:bit também não estavam a convencer, quando se está do lado de cá percebe-se quando não há faísca do outro lado. Até ao momento em que começaram a ligar fitas de led. Aí, a sessão explodiu, e foi ver o entusiasmo adolescente de adultos a brincar com programação de luzes e leds, a querer ir bem mais longe. "Mas como é que se consegue meter isto a mostrar várias cores e a animar", perguntava um dos grupos, deixando-me a temer ter de ensinar a trabalhar com variáveis  professoras de filosofia e bibliotecárias. Esta foi a foto mais respeitável do momento, há rumores, que negarei em nome do bom nome das envolvidas, de fitas de led programadas usadas como adereço de beleza corporal. 

Não ajuda o não conseguir dizer " strip show" com uma cara honesta (quem programa neopixels em Makecode percebe a piada). Momentos, recompensadores, da formação de capacitação digital III. 

Sem comentários:

Enviar um comentário