sábado, 18 de fevereiro de 2023

Acolhimento de Job Shadowing Eramus

Entre os dias 6 e 11 de fevereiro, recebemos no nosso Agrupamento dois simpáticos colegas espanhóis. Foram enviados em atividade de job shadowing Erasums pelo CFIE Zamora, com o objetivo de partilhar ideias e práticas sobre modelação e impressão 3D na educação. A equipe Erasmus do AEVP acolheu-os, prepatando um programa de atividades que foi mais longe do que o solicitado pelo centro de formação espanhol.

Algumas recordações da nossa escola para os professores espanhóis, e para os seus alunos.


Os alunos do Clube de Robótica mostram aos professores visitantes alguns dos seus projetos.



Visitas aos espaços dos fablabs da Escola Henriques Nogueira e Associação Lab Aberto.


Aulas de TIC com exploração de pensamento computacional através do 3D.




Visitas ao primeiro ciclo, com atividades de introdução à programação.

O primeiro workshop, dedicado à digitalização 3D.


Uma reocrdação de Zamora para a nossa escola.

Foram cinco dias intensos, com um programa abrangente que abordou algumas das nossas valências e parcerias. Os professores visitantes frequentaram aulas de TIC dedicadas ao 3D, e atividades laboratoriais em Ciências e Físico-Química. Foram conhecer o que se faz no primeiro ciclo, com atividades de introdução à programação. Descobriram o trabalho das bibliotecas escolares do Agrupamento, cujos conceitos de literacia incluem o digital. Exploraram facetas avançadas da cultura Maker através de visitas a Fablabs. No da Escola Secundária Henriques Nogueira, experimentaram a impressão 3D em cerâmica e corte laser. No Lab Aberto, analisou-se as novas formas de aprender potenciadas por abordagens Maker. Através do clube de robótica, partilharam ideias sobre projetos com tecnologia. A semana concluiu com visitas ao património artístico e cultural de Lisboa e Sintra.


Este acolhimento não teria sido possível sem a ajuda dos professores Pedro Moura, que acompanhou toda a visita e trouxe a dinâmica das bibliotecas; Ana Reis e Carla Vilar; que nos abriram as suas salas na Escola Básica da Póvoa da Galega, Ana Isabel Basto e Sandra Soares, que deram acesso aos laboratórios de ciências, e Sandra Alves, a nossa professora de Espanhol. Agradecemos também ao António Gonçalves, coordenador do Lab Aberto, e Mário Viana, gestor do Fablab ES Henriques Nogueira. Os alunos das turmas de 5º ano foram uns excelentes e curiosos anfitriões, com um destaque especial para a participação dos alunos do Clube de Robótica, que mostraram o seu sempre enorme entusiasmo com a criatividade e tecnologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário