quinta-feira, 17 de maio de 2012

Provas de conceito (II)

 O projecto final com o 5º C é o de criar vários mundos virtuais. Os alunos estão divididos em grupos e cada grupo terá de elaborar o seu espaço. Esta prova de conceito é para um ambiente mais complexo, uma paisagem rural com um moinho de água. Para começar, cria-se uma pequena casinha no Google Sketchup. Potente modelador, permite criar modelos arquitectónicos de forma muito simples.

 O Vivaty Studio serve-nos para integrar objectos 3D, atribuir navegação e interactividade. Neste passo já tenho uma ideia da lista de objectos a modelar: a casa, a roda, uma cerca e a porta. Para simplificar o trabalho convém modelar cada objecto individualmente e com tudo pronto montar. Não precisamos de criar todos os objectos. Naqueles que serão repetidos basta atribuir referências para que estes sejam representados no espaço tridimensional.

 Completando um pouco mais, importámos objectos descarregados da web. Uma rápida busca dá-nos bastantes repositórios de ficheiros 3D que podem ser utilizados gratuitamente. O Vivaty importa nativamente formatos OBJ, 3DS ou DXF, entre outros. Se o conversor interno não reconhecer o formato, o Meshlab trata do assunto.

 A experimentar algumas texturas, para dar mais realismo à cena. O aspecto riscado da casa deve-se ao Sketchup. Tendo a casa exportada como objecto único, ao atribuir uma textura esta aplica-se com erros nas faces.
Finalmente, uma antevisão em VRML/X3D. Deixei as linhas de geometria dos objectos a descoberto para se ver a quantidade de polígonos gerados. Desta prova de conceito retiram-se as seguintes indicações para os alunos: quebrar os modelos, subdividindo-os nas suas componentes; que aplicações utilizar para modelar (Sketchup para a casa, Doga para a roda); onde ir buscar outros modelos para completar o espaço.

1 comentário:

  1. Ta de parabéns o blog, adorei sua forma de ensinar os alunos, quem dera eu tivesse vc como professor antes. Enfim, esse projeto poderia ser mais amplo, e vale a pena ser investido.

    ResponderEliminar