quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Pausa


Vamos fazer uma pausa no ‪Scratch‬ com o oitavo ano e enveredar um pouco pela edição vídeo. Porquê? ‪O storytelling‬ é uma maneira elegante de abordar competências de organização de informação (pesquisa e análise), colaborar e partilhar online, e através gramática das técnica de edição vídeo perceber melhor como são feitos os produtos da cultura mediática.

Uma das preocupações este ano das TIC em 3D é melhorar a forma como estas actividades com um pendor artístico se integram com as metas curriculares. Isso, cremos, pode ser feito em várias vertentes, através da estutura da atividade em si, dos objectivos de uso e das formas de trabalho colaborativo. No caso do vídeo estamos a apostar na pesquisa e organização da informação sobre segurança digital, com apresentação através de storytelling vídeo, e tentar estimular a partilha responsável em redes sociais, bem como comunicação utilizando meios digitais em processos de trabalho colaborativo.

Quanto ao Scratch, não ficará de lado. Estruturamos o semestre numa sequência que se inicia por uma abordagem teórica a conceitos elementares, segue pela aprendizagem prática de bases procedimentais em aplicações e fluxos de trabalho, e terminará incentivando trabalho autónomo de projecto. Cada aluno escolherá o que quer criar, a partir dos temas dados, e poderá fazê-lo em vídeo, animação ou jogo em Scratch.

Sem comentários:

Enviar um comentário