sexta-feira, 2 de março de 2018

Instantes


A aluna chega ao clube, senta-se num puff e pega no telemóvel. Não te esqueças de ir buscar um tablet, digo-lhe. Não é preciso, stor, instalei o 3DC no meu telemóvel e tenho estado a trabalhar no projeto! Tem um certo ar de Modelo T, mas o tema do grupo é criar uma base em Marte. 


Primeiros passos: este nosso pequeno aluno de quinto ano é um ás no 3D com primitivos. Foi-lhe proposto um projecto mais ambicioso, e agora o desafio é aprender a modelar em 3D no Sketchup.


Um clube de robótica é também um espaço social: a zona maker tornou-se local de convívio dos elementos do clube, um grupo de idades e turmas díspares.


Co-aprendizagens. Temos um novo elemento no clube de robótica. Para o introduzir, desafiámos um colega mais velho a ensinar-lhe Sketchup. Funcionou. Momentos antes, um nos nossos exploradores digitais do quinto ano ensinou um colega a fazer aquelas imagens no ecrã do raspberry: editas este ficheiro, mudas os valores das cores para as letras, cada letra significa uma luzinha, e fazes os desenhos. Awesome!

O acesso ao nosso clube é muito flexível, contando com os interesses fluídos das crianças, enquanto se mantém um núcleo duro com os mais interessados em explorar.


Co-aprendizagens: a tarefa de um dos alunos foi ensinar os colegas a comandar o drone. Foi tão bem sucedido que os seus alunos foram mais longe do que o previsto nas lições.

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