quinta-feira, 7 de junho de 2018

Como imaginas o futuro da computação?

É uma questão que coloco todos os anos aos alunos, num momento formal de avaliação online. Algumas respostas surpreendem-me, pela forma como as crianças de hoje concebem o mundo digital em que estão imersas. Deixo aqui algumas das mais interessantes, dos alunos do segundo semestre. Perdoem alguns erros ortográficos. Não são sinal de ignorância, mas sim de mentes jovens a progredir nas suas aprendizagens.
"Pensamos que os computadores iram substituir os humanos, por exemplo nas tarefas domésticas, nas portagens,etc... e hoje em dia isso já aconteçe."
"O futuro da computação poderá ajudar os humanos a terem descanso uma vez que as máquinas podem ser programadas para todos tipos de trabalho. Também penso que no futuro poderam ser inventadas máquinas/dispositivos que sejam controladas pela menta. É na minha cabeça uma ideia muito interessante."
"Na minha opinião,  em breve os computadores deixarão de ser um bem essencial na vida de tantas pessoas, devido à evolução dos telemóveis e à grande mudança na sua tecnologia que permite que os mesmos tenham tantas capacidades e possibilidades de pesquisa e trabalho quanto os computadores."
"Imagino empresas comandadas por robots, imagino edifícios e outros objetos construídos por computadores de inteligência  artificial"
"Imagino que grande parte das coisas que fazemos no nosso dia à dia serão substituídas pela computação "
"Eu imagino o futuro da computação, no uso de robôs para substituir as pessoas nos seus postos de trabalhos."
"Eu imagino o futuro da computação  o início de uma nova era. Os computadores irão estar integrados em relógios, óculos ou mesmo podendo aceder ao telemóvel com um único gesto, por exemplo: Podemos aceder ao perfil de uma pessoa ou às redes sociais, num computador que estará integrado nos nosso óculos. Também com a evolução da mesma os rôbots poderão trabalhar para a espécie humana e quando tiverem inteligencia artificial completa poderão dominar a espécie humana. O ser humano terá de recorrer à ajuda da computação para sobreviver visto que está a gastar todos os seus recursos, tendo de procurar outro planeta para abitar caso a Terra se torne inabitável, pois então, os computadores já deverão ser capazes de criar água potável e luz caso não aja sol. Também serão capazes de preservar um ser humano numa câmara que os congelará durante uns anos. E é assim que imagino o futuro da computação."
"Eu imagino que no futuro iremos viver à base de computadores e outros dispositivos eletrónicos, viveremos como robôs e/ou poderemos ter robôs "domésticos". Ou seja, os humanos já não iriam fazer mais falta pois será tudo feito por robôs."
"Neste últimos anos temos vindo a observar uma grande evolução na tecnologia, o que quer dizer que no futuro podemos vir a observar grandes invenções que nos puderam ajudar muito e contribuir para coisas boas, mas também pode haver coisas más. "
"Atualmente, a computação encontra-se em patamares bastante elevados sendo a sua evolução constante, com efeito, hoje em dia, existem inúmeras progeções de desenvolvimento da computação. Na minha opinião, esse desenvovimento    ( baseando-me na evolução da computação até à atualidade , consecutivo aperfeiçoamento das tecnologias existentes) poderá passar pelo aperfeiçoamento de alguns modos de processamento já existentes, assim como pela automatização de algumas tarefas e pela criação de novos aparelhos como consequência da alteração dos modos de vida da população, como disso é exemplo os já projetados interfaces futuros. "
"Eu imagino que no futuro da computação os computadores vão se tormar muito , muito pequenos do tamanho de um átomo."
"Para mim o futuro da computação passa por existir um computador central que nos vai ajudar em todas as tarefas habitacionais e no dia a dia ( como ligar o forno, a máquina da loiça etc..) através de um dispositivo móvel."
"Na minha opinião o futuro da computação poderá passar pelo aperfeiçoamento de alguns serviços já existentes assim como pela automatização de algumas tarefas. Podendo também ser influenciada pela alteração dos hábitos e modos de vida da população mundial. "
"Os computadores  pensaram sozinhos, conseguiram perceber o que estamos a pensar e irão substituir o ser humano em muitas tarefas, como nas portagens, etc... ( e hoje em dia isso já está a acontecer )."
"No futuro eu imagino que nas escolas trabalhem com computadores em diversas disciplinas (para além de TIC)."
"Eu prevejo que futuro da computação vai retirar trabalho a algumas pessoas como já se observa nas portagens, nos supermercados e em muitas outras ocasiões."
"Eu imagino a futura computação com imensas e diversas coisas novas, não consigo imaginar nada em concreto, como quando o primeiro computador foi criado, ninguém imaginava o que poderia existir nem uma milésima da tecnologia que conseguimos aceder hoje em dia. Mas não tenho dúvidas que ainda vai evoluir muito. "

Sem comentários:

Enviar um comentário