sábado, 13 de abril de 2019

Workshop Programar o Robot Anprino - Mafra


Integrado no encontro de professores e partilha de práticas promovido pelo CFAERC em Mafra, co-dinamizámos o workshop Alunos On, em conjunto com a mentora do Clube de Robótica da Escola Secundária José Saramago.


Diga-se que estas nossas aventuras na tecnologia já me proporcionaram muitos momentos primeira vez, desde o primeiro workshop de impressão 3D para professores às primeiras formações sobre 3D na educação, e introdução da impressão 3D na sala de aula, entre outros. Há aqui um padrão, sempre em volta do 3D.

Neste workshop, o padrão foi quebrado, dei a minha primeira sessão de introdução à programação e robótica com o robot Anprino. Ainda soa algo incrível, se há anos atrás me dissessem que iri arriscar um momento destes, não acreditaria. Mas tem sido esse o espírito, desde que migrei de EVT para TIC: arriscar, testar, não pensar no porquê, mas sim no e porque não. Agora é hora de analisar e perceber o que se fez bem, o que pode ser melhorado, e como expandir sobre esta experiência.


Anprinos, prontos a andar... com programação. A sessão focou-se em programação simples, mostrando como colocar o Anprino a deslocar-se com sequências e ciclos, utilizando o Ardublockly para Anprino. Falámos também um pouco do projeto e sua génese.


A segunda parte do workshop foi dedicado à programação em Arduino, com robots BQ da ESJS. Os formandos experimentaram programar utilizando o software para Mbot, que permite utilizar programação por blocos em ambiente arduino.


Não tivemos muitos formandos. Mafra é uma zona ainda muito alheada da transformação digital, e isso nota-se na sua comunidade educativa. No entanto, a sessão foi um excelente momento de partilha e troca de experiências. Para nós, foi também uma estreia, a apresentar o Robot Anprino (do qual somos co-criadores) e a dinamizar uma sessão sobre programação. É esse o espírito de aventura na aprendizagem, e um dos leitmotivs do Anprino: arriscar a ir sempre mais à frente.

Sem comentários:

Publicar um comentário