Então estão sem ideias, perguntei a um grupo de alunas que quer fazer o seu projecto final de TIC em Sketchup. Pois, realmente iam trabalhando mas estavam sem saber o que fazer. E porque não recriar um monumento? Uma das alunas teve a pouco feliz ideia de sugerir um castelo. Fez-se uma pesquisa rápida e começaram a torcer o nariz. Stor, isto é difícil. Não conseguimos fazer... ou talvez sim. Escolhi um daqueles castelos draculóides com toque de conto de fadas, sentei-me frente ao computador delas e disse-lhes que o que parece difícil se calhar não o é. Basta pensar de forma modular e quebrar a forma complexa em elementos mais simples. Depois, repete-se, posiciona-se, deforma-se. Como montar um objecto com legos, mas usando apenas geometria. Tal como disse tal como fiz... e este castelo foi-se construindo a partir de pequenos módulos. Não é uma atitude muito pedagógica. Dizem as cartilhas que devem ser os alunos a encontrar solução para os obstáculos. Mas por vezes faz bem simplesmente mostrar como se faz. Ajuda a perceber melhor os processos de criação e a ultrapassar obstáculos simples mas que podem parecer inultrapassáveis. Gostei do olhar intrigado das alunas e das expressões de ah, afinal se... basta copiar... e colocar ali... ah, pois...!
E pronto. Com seis elementos se constrói um castelo de fadas. Ou de vampiros. Visualmente o que separa os palácios dos contos de fadas dos antros de vampiros é que os primeiros são luminosos e os segundos levemente em ruínas.
Sem comentários:
Enviar um comentário