Os jogos vão-se complicando. Alguns dos alunos despertaram a criatividade e estão a levar mais longe os seus projectos.
Passo a passo, aula a aula, o acumular de experiências reflecte-se na capacidade criativa dos alunos. O Scratch tem este condão de despertar interesses e focalizar neurónios.
Mas... diversidade é um dos alicerces da abordagem do 3DAlpha. Se alguns alunos estão a investir arduamente em Scratch, outros exploram o 3D e o vídeo. E daí não vem mal ao mundo. Depois de assegurar alguma uniformidade na exploração de diferentes vertentes das tecnologias digitais é chegado o momento de libertar os alunos e deixá-los aprofundar aquilo que mais lhes desperta o interesse. Da primeira recolha de intenções de trabalho final multimédia já me apercebi que jogos em scratch, edição de vídeos e modelação 3D no Sketchup vão constituir os projectos dos alunos. Um já me perguntou se era possível inserir vídeos no Sketchup. "Imagine, professor, que eu queria meter um vídeo a passar enquanto se anda dentro da casa..."
Possibilidades. Gosto de pensar que é isso que mostro aos meus alunos. De acelerar um processo inevitável de descoberta nos mais curiosos e abrir horizontes aos restantes. Dar vislumbres, introduzir, desmistificar o que parece inacessível. E depois cada um prossegue o seu caminho, de acordo com os seus interesses. Espero estar a contribuir para que estes alunos descubram novos interesses...
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