domingo, 8 de dezembro de 2013

Portabilidade


Com o aproximar do final do 1.º período e do final do semestre os alunos começam a preparar os seus projectos finais. Enquanto vão alinhando ideias o tempo vai sendo aproveitado para aprofundar conhecimentos e processos de trabalho. 




A interoperabilidade entre aplicações é um dos conceitos mais importantes no trabalho com 3D. Quando se trabalha com programas especializados perceber que se pode transportar modelos entre diferentes aplicações utilizando formatos comuns permite um salto qualitativo na criatividade. Cada programa pode ser explorado pelo que possibilita de fazer melhor, transportando modelos entre aplicações conforme os objectivos de trabalho.


Nesta abordagem o mais usual é tirar partido dos recursos e simplicidade do DogaL3 para criar objectos complexos, que depois são texturizados e renderizados em Bryce como  imagem ou animação. Quanto aos projectos finais, um número significativo de alunos está interessado em criar espaços virtuais tridimensionais, o que obriga a combinar diferentes aplicações para desenvolver os projectos. Primeiro está a ideia. Depois adaptam-se os meios de criação.


Sem comentários:

Enviar um comentário