sábado, 5 de março de 2016

Instantes


Estamos a começar a aprender a trabalhar em 3D... com desenhos? Iniciamos com algumas noções de desenho vectorial,  para gerar caminhos para extrusão no Tinkercad. É mais simples do que parece, e cumpre um dos nossos objectivos: que todos os alunos de sétimo ano criem o seu objecto impresso em 3D. Como são muitos, tem de ser simples.


A meter água, parte I: na aula de Ciências Físico-Químicas da turma de oitavo ano participante no Ciência na Escola, pegando nos átomos e ligações atómicas modeladas pelos alunos para criar uma molécula de H2O. Uma demonstração, para que em breve os grupos possam modelar as moléculas pelas quais ficaram responsáveis.


 A meter água, parte II: teste de impressão, com a molécula reduzida nas suas dimensões para acelerar o processo. Ainda se conseguiu mostrar o resultado aos alunos antes do final da aula onde criámos o modelo da molécula. Como teste, já deu para perceber que é preciso fazer alguns ajustes, especialmente na estrutura da ligação. Desenganem-se aqueles que estão a pensar que são só esferas e cilindros acoplados. Os modelos de átomos respeitam, com medidas rigorosas, os tamanhos padronizados destes auxiliares pedagógicos, com cortes nos ângulos definidos pelas ligações atómicas. Nesta impressão de teste optámos por imprimir com uma única cor, mas no projecto os modelos serão impressos em filamento de cor correspondente à norma: branco para hidrogénio, vermelho para oxigénio, amarelo para enxofre, e... as restantes cores ainda não memorizámos...


Os drones chegaram à Escola Básica de S. Miguel do Milharado. Na sessão de programação, os alunos experimentaram o voo destas maquinetas fantásticas.


Quando as baterias se esgotara,, continuaram os seus projectos de Scratch. Vamos fazer um sistema solar?


Com os alunos de terceiro ano da escola da Póvoa da Galega, com a professora titular da turma a conduzir o drone. A seguir foram os alunos. Estamos a ser muito insistentes com as regras de segurança, apesar destes drones serem muito seguros.


No final do dia, desafiámos os alunos do nosso clube muito informal de robótica a programar voo controlado dos drones com o Tynker.


Entretanto, os alunos participantes no concurso literário História do Gato e da Lua, com o qual colaboramos enquanto parte integrante da equipa do Plano Nacional de Cinema na nossa escola, entregaram os seus textos. Agora resta ler, e apreciar. E escolher os melhores, algo que não será tarefa fácil.


Imprimir em duas cores? Sim, mas uma de cada vez. Permitiu dar mais vida a este modelo, e facilitou o processo de impressão. Para suportar aquele telhado em peça única, teria de ser impresso com imenso material de estrutura. Assim fica mais interessante, e não se perdem os detalhes do interior.


E com esta recriação do Arco do Triunfo parisiense, terminámos a impressão dos trabalhos dos alunos de primeiro semestre. Fica de fora um, que ainda não resolvemos o problema de como imprimir, e é possível que com algum tempo se façam alguns testes com alguns dos modelos criados em Sketchup Make. Para já encerramos os projectos de primeiro semestre, mesmo a tempo das primeiras levas de marcadores de livros impressos em 3D. A nossa impressora não pára, durante os dias na escola.

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