sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

A Terra Treme mas a Ponte Segura-se!


Construções antissísmicas são o tema do projecto com que participamos na edição deste ano do concurso de ideias Ciência na Escola - Fundação Ilídio Pinho. Fomos aprovados para a segunda fase, com apoio financeiro, por isso em breve iremos estruturar e arrancar com actividades! Deixamos aqui o resumo do projecto.


Título: A Terra Treme mas a Ponte Segura-se!

Nº de turmas envolvidas: 2

Nº de alunos envolvidos: 60

Resumo do projeto:

Cruzando conhecimentos das áreas de Ciências, Educação Visual e TIC, pretendemos neste projeto abordar a importância de soluções arquitectónicas anti-sísmicas, utilizando modelação e impressão 3D para criar modelos de casa à prova de sismos, soluções anti-sísmicas da Ponte 25 de Abril, e modelos tangíveis da estrutura terrestre para utilização como material pedagógico em Ciências.

Descrição do Projeto

1. Introdução/Objetivos:

A impressão 3D permite dar tangibilidade a conceitos complexos com objetos pedagógicos nas áreas científicas, sendo uma forma barata e eficaz de facilitar e tornar mais eficiente a aprendizagem dos alunos. Propomos, neste âmbito, um projeto de modelação e impressão 3d de modelos sismológicos e soluções antissísmicas. Pretendemos que os alunos participantes ampliem os conhecimentos abordados em ciências naturais no âmbito da unidade curricular Sismos, recriando-os virtualmente utilizando em 3D e, posteriormente, recorrendo a uma impressora 3D para imprimir os seguintes elementos: modelo sísmico, modelo dos constituintes do interior do planeta, casa e ponte com soluções antissísmicas. Este projeto funcionará em três momentos: após abordagem ao tema curricular, seleção e conceção de modelos sísmicos; estudo de soluções arquitetónicas antissísmicas; pesquisa das soluções antissísmicas existentes na Ponte 25 de Abril; recriação em impressão 3D dos elementos respetivos às fases anteriores.


2. Processos/Procedimentos e Produtos:

Ciências Naturais: Descrever medidas de proteção de bens e de pessoas, antes, durante e após a ocorrência de um sismo; Reconhecer a importância da ciência e da tecnologia na previsão sísmica.

TIC: Aprendizagem de conceitos elementares de modelação e impressão 3D; Modelação e impressão 3D.

Educação Visual: Métodos de representação rigorosa.

Procedimentos:  Aprendizagem de conceitos  de sismologia (CN);  Conceção gráfica dos elementos a recriar em 3D (TIC/EV); Modelação em 3D dos módulos de modelos sísmicos, casa e ponte antissísmica (TIC); Impressão 3D de módulos para assemblagem em sala de aula (TIC);  Impressão 3D de modelos sísmicos para utilização como recurso de aprendizagem (TIC).

Produtos:  modelos sismológicos impressos em 3D; ficheiros STL partilhados com licenciamento Creative Commons.

3. Relevância Pedagógica:

- possibilitar aos alunos envolvidos trabalhar directamente com tecnologias de impressão 3D;
- definir metodologias de abordagem à impressão 3d integradas em conteúdos curriculares;
- abordar a tangibilidade de conceitos complexos utilizando tecnologias de impressão 3D;
- aprofundar em trabalho de projecto interdisciplinar conteúdos específicos de ciências;
- estimular os alunos para áreas CTEM;
- reforçar intercâmbios no binómio escola-instituições.


4. Parcerias:
As parcerias externas possibilitam apoio na impressão 3D e acesso à rede nacional de FabLabs para divulgação do projeto e seus produtos.
BEEVERYCREATIVE (apoio técnico na impressão 3D); LAB Aberto (divulgação na rede de FabLabs)

5. Potencial de Execução:

Interno: recursos didáticos sobre sismologia impressos em 3D utilizáveis como reforço/simplificador de aprendizagem nas aulas de ciências naturais;
Externo: disponibilização online com licenciamento creative commons dos ficheiros produzidos para impressão 3D por terceiros (outras escolas, etc).

Sem comentários:

Enviar um comentário