sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Instantes


Tirar apontamentos nas aulas de TIC em papel? Isso é tão século XX.


Estamos a dar formação de Sketchup no Centro de Formação Associação de Escolas Rómulo de Carvalho, em Mafra,  a um grupo que inclui educadoras de infância, professoras de matemática, informática e ciências, e um engenheiro mecatrónico. São sessões de três horas muito zen. Depois de dado o desafio e mostrada a técnica de trabalho, só se ouve os cliques dos ratos. Como é habitual nas formações que dinamizamos, não há intervalos, só formandos sorridentes a descobrir o gosto por criar no computador.






Casa a casa... mais um dos projectos do projecto Rainbow Village.


Casa a casa... se não tivermos cuidado, em breve teremos uma metrópole Rainbow Village.





Do esboço ao projecto rigoroso, à modelação 3D e impressão. O melhor do projecto eTwinning Rainbow Village foi ter permitido esta partilha de conhecimento e técnicas de trabalho entre  diferentes áreas. Quando ao resto, à partilha internacional que torna estes projectos uma mais valia para os nossos alunos, fiquemo-nos pela constatação que é má ideia embarcar num projecto internacional dependente de internet quando se tem a escola em obras, a sala TIC foi mudada de lugar, e ficamos com um único computador ligado à rede para trabalhar.


Uma sessão diferente do LCD_AEVP. Tinha planeado modelação 3D em FormIt e voo programado de drones, mas estivemos de volta da nossa BEEINSCHOOL, a tentar resolver um entupimento no extrusor. O técnico da BEEVERYCREATIVE que estava do lado de lá, na sessão de videoconferência agendada para nos guiar nos passos de possível resolução do problema, não estava à espera de ver tantos meninos à volta de uma impressora... A reparação não foi bem sucedida, e o extrusor vai até aos serviços da empresa para limpeza. Mesmo assim, foi uma excelente experiência de aprendizagem!


Efeito sexta-feira 13? Depois da sessão de reparação da impressora 3D, viemos até ao pátio da escola voar um dos drones do clube. Voos que estavam a correr bem, até uma rajada de vento ter atirado o drone contra o quintal da casa ao lado da escola. Enfim. Inovações educacionais LCD: o primeiro drone crash do AE Venda do Pinheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário