quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Atividades Codeweek Leading Teacher


Este ano, ser um dos Leading Teacher portugueses foi mais um interessante desafio. E como estas coisas se levam a peito, a opção foi dinamizar um conjunto de atividades mais focadas no público em geral do que nos alunos. Deixo-as aqui listadas:

Reaching Out: Coding and Robotics in the Media: Esta é a mais longa proposta. Usando o espaço de colaboração no Bit2Geek, publicamos diversos artigos sobre programação, robótica e educação. O objetivo é o de divulgar estas atividades, o que se faz nas escolas, ao grande público. Os artigos estão arquivados sob a etiqueta EU Codeweek.

Impressão 3D para jogos de tabuleiro: No âmbito da programação do festival cultural Fórum Fantástico, será dinamizada uma sessão aberta sobre modelação e impressão 3D, para todos os interessados. Dentro do tema do festival, o ponto de partida são os jogos de tabuleiro.

Aprender a Programar com o Micro:Bit: Esta ainda vai acontecer, em novembro, e o objetivo é colocar professores de Mafra a experimentar programar esta placa fantástica. A fazer na biblioteca da escola, com parceria com o Centro de Recursos.

Codeweeks @AEVP: As semanas Codeweek para os meus alunos. Une o útil à efeméride, e coloco todos os meus alunos de TIC a fazer atividades de introdução à programação com Horas do Código e Micro:bit.

Oficinas OC TIC 1C T2: Outro dos desafios deste ano foi o lecionar a Oficina de Formação sobre Orientações Curricular para as TIC no 1.º Ciclo. Claro, o caminho foi do da programação (e não só, mas para saber mais, teriam de as frequentar). Esta, é a segunda turma.

3D em Dispositivos Móveis: Onshape: Saindo da programação, aproveitando os dispositivos móveis e um workshop no encerramento do 3Digital.

Pensamento Computacional @ Education 4.0: O desafio lançado para partilhar ideias numa formação interna de professores do Externato Cooperativo da Benedita, sobre pensamento computacional (que podem ler aqui).

TIC em 3D @ Maker Faire Rome 2019: Sem dúvida, aquele que para nós é um dos momentos  mais marcantes quer do ano, quer das TIC em 3D, quer a nível pessoal. Estar na Maker Faire Rome é um #lifegoal.

Stories of Tomorrow, Today: Coding, Robotics and 3D Printing for Space-Related STEAM Activities: O desafio partiu do Nuclio, falar de programação, robótica e 3D em contexto espacial. Hey, se mete foguetões...

Receção Aos Futuros Alunos: A despedida do Clube de Robótica no final do ano letivo foi receber de braços (e robots, e tablets, e impressora, e drones) abertos os nossos futuros alunos.

Ignite 3D Printing/Coding/Robotics @ Feira Pedagógica do Barreiro: aproveitando a Feira Pedagógica do Barreiro, demonstrações sobre 3D.

Oficinas de formação OC1C - AEVP: A primeira turma das Oficinas de Formação para as TIC no 1.º ciclo.

Sem comentários:

Enviar um comentário