terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Workshop: Anprino e Micro:bit no Liceu Passos Manuel


O menino de oito anos estava contente e a sorrir, aos pulos com uma excitação que não conseguia controlar. Os robots estão loucos, os robots estão loucos!, dizia. A sala estava num rebuliço, com uma turma de alunos de terceiro ano a brincar com os robots que tinham acabado de programar. É assim o ambiente nos workshops de programação do Robot Anprino. Porque a tecnologia pode ser divertida, e abrir a porta à criatividade.


Dia 13 de dezembro, os Robots Anprino rumaram ao centro de Lisboa. No vetusto Liceu Passos Manuel, sede do Agrupamento de Escolas Passos Manuel, decorreram dois workshops de programação de objetos tangíveis com Micro:Bit e Robot Anprino.



De manhã, alunos do sétimo ano descobriram como programar sensores no Micro:Bit, e aprenderam a programar movimento e leds no Robot Anprino. De tarde, um grupo de meninos do terceiro ano aprendeu a criar um desenho animado no Micro:bit, e explodiu de alegria quando criaram um programa simples no Ardublockly para Anprino e puseram os robots a mexer.


Mais do que sessões de demonstração, estes workshops são momentos recompensadores em que a alegria e o gosto de descobrir algo novo se cruza com a descoberta da tecnologia. Agradecemos ao Agrupamento de Escolas Passos Manuel o convite para estas sessões, bem como a colaboração dos seus docentes de TIC e primeiro ciclo, e desejamos muito sucesso e criatividade ao seu clube de robótica

Sem comentários:

Publicar um comentário