segunda-feira, 2 de maio de 2022

Tutorial Pocket Code: Criar um Jogo (II)

 No segundo tutorial, iremos aprender a controlar um personagem com movimentos aleatórios, gerando as coordenadas de deslocação utilizando um gerador de números aleatórios.

II - Controlar um Personagem com Movimento Aleatório


Neste vídeo, mostramos como podes controlar um personagem com movimentos aleatórios. Para o fazer, vais necessitar de usar blocos Planar. Para que o personagem se mova de forma imprevisível, o Pocket Code precisa de valores aleatórios para as coordenadas X e Y. Para definir estes valores, podemos usar uma função matemática, a Random (gerador de números aleatórios).

Vê aqui um exemplo de código:


Estes blocos definem um ciclo infinito (Forever), dentro do qual o personagem plana durante o tempo definido para coordenadas aleatórias.

Onde encontramos a função Random?



Tocas no valor de X (ou de Y), e acedes ao editor de fórmulas. Em seguida, toca em Funções.



Na lista de funções, seleciona a Random (1,6). Em seguida, terás de alterar os valores originais (1, o mínimo, e 6, o máximo) para os valores que necessitas, correspondentes ao espaço das coordenadas cartesianas do Pocket Code.


E como é que podemos determinar os valores máximos e mínimos para as coordenadas X e Y? Depende do tamanho do ecrã do dispositivo. Se o telemóvel tiver um ecrã com 1080 x 2400 de resolução, isso significa que o espaço do jogo pode variar entre -540 e 540 no eixo X, e -1200 e 1200 no eixo Y, uma vez que o sistema de coordenadas se inicia no centro do ecrã. Podes experimentar diferentes valores, e verificar até onde é o que o teu personagem se desloca.

Sem comentários:

Enviar um comentário